84% são favoráveis à legalização da maconha no Brasil

Coração & Vida pesquisou internautas sobre a questão

1.04.2016 | por Coração e Vida

Enquete realizada pelo site Coração & Vida mostra que 84% dos 124 internautas que participaram da pesquisa são favoráveis à legalização da maconha.

Especial do mês: Dois tipos de droga, inúmeros efeitos
Fatores genéticos podem estar ligados à dependência química
Como prevenir problemas com álcool?
Drogas: um mergulho no vazio
Álcool: da prevenção ao tratamento

Você sabia… Que a maior parte da cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia?

Na pesquisa promovida no portal, 50% defendem a legalização por acreditarem que a violência ligada ao tráfico diminuiria. Outros 26% são favoráveis apenas para fins medicinais e 8% dizem que o Brasil não está pronto para a legalização, apesar de defenderem.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Do outro lado, 8% são contra a legalização com a justificativa de que as drogas fazem mal e devem ser proibidas, enquanto 6% acreditam que a liberação estimularia o consumo e 2% não têm opinião formada sobre o tema.

As drogas são substâncias de origem natural ou química capazes de alterar o sistema nervoso e produzir diferentes efeitos no organismo.

Esses efeitos podem ser de natureza curativa, relaxante, alucinógena ou anestesiante, mas o uso crônico dessas substâncias é capaz de provocar dependência e todas as consequências que ela acarreta social e fisicamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 250 milhões de pessoas no mundo são usuárias em algum tipo de droga ilícita. Dos 38 milhões de dependentes, apenas 4,9 milhões recebem apoio e tratamento para deixar o vício.

Ainda de acordo com a OMS, a idade média de início do consumo de drogas é de 15 anos para a nicotina, 17 anos para o álcool, 18 anos para maconha e alucinógenos e 19 anos para heroína.

Durante todo o mês de março, o site Coração & Vida publicou reportagens especiais sobre o tema drogas, com dicas de especialistas.

Confira o resultado:

[poll id=”10″]

Quer participar e dar sua opinião nas enquetes publicadas no site? Acesse a seção ou confira a página do Coração & Vida no Facebook.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.