Coração e Vida | Aprenda a calcular o período fértil - Coração e Vida

Aprenda a calcular o período fértil

Chances de engravidar aumentam 15% com o cálculo correto

24.07.2017 | por Thiago Fraga - Equipe Coração e Vida

Esqueça os aplicativos para celular, programas de computador ou tecnologia de última geração. Quem deseja engravidar deve recorrer a um método extremamente simples e totalmente eficaz: a tabelinha.

Mulheres com o ciclo regular podem recorrer ao processo utilizado desde o tempo da vovó. “A fórmula mais prática e fácil para calcular o período fértil é contar 14 dias antes da data da menstruação”, ensina Alberto d’Auria, médico obstetra da Pro Matre Paulista.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Caso a mulher tenha um ciclo de 28 dias, a data do período fértil será por volta do 14º dia. Se o ciclo tiver 35 dias, o período fértil será entre o 18º ou 19º dia.

Durante o período fértil ocorre a maturação dos óvulos, que ficam preparados para receber o espermatozoide. Neste intervalo, a natureza fala mais alto. A mulher fica mais feminina, sua voz soa mais agradável, seu cheiro fica alterado e até o odor genital fica mais agradável.  Muitas mulheres também relatam o aumento da libido.

As chances de uma mulher saudável engravidar nesta fase aumentam 15%, influenciados por uma série de fatores que contribuem para a fecundação. A probabilidade pode ser aumentada com algumas medidas simples, como deixar o cigarro de lado, ingerir bebida alcoólica de maneira equilibrada, consumir vitaminas que melhorem a qualidade do ovário, praticar atividades físicas moderadas e cuidar da alimentação.

Ainda assim, as chances de sucesso para quem deseja um bebê não podem ser analisadas de maneira isolada. “Homens hipertensos e que tomam anti-hipertensivos, por exemplo, e homens estressados ou tabagistas ou que tomaram medicamento para calvície podem ter muita dificuldade para engravidar uma mulher”, explica o médico.

Caso a mulher não tenha o ciclo regular, o caminho mais fácil para engravidar passa por um médico. O profissional pode ajudar a descobrir exatamente quando a menstruação acontece, estimando a data do período fértil.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.