Coração e Vida | Conheça 10 sintomas comuns na gravidez - Coração e Vida

Conheça 10 sintomas comuns na gravidez

Especialista explica as mudanças no corpo da mulher

3.05.2017 | por Thiago Fraga - Equipe Coração e Vida

O atraso na menstruação é o mais conhecido, mas está longe de ser o único sintoma de gravidez. As mulheres enfrentam mudanças significativas no corpo, causadas pela enorme descarga de hormônios.

A gestação exige cuidados, mas também deve ser encarada com naturalidade. Por isso, é importante entender as transformações que ocorrem nesse período.

O médico e doutor em obstetrícia e ginecologia pela USP, Marco Aurélio Galetta, preparou uma lista explicando as principais mudanças que antecedem a chegada do bebê.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

1 – Sangramento – Até os quatro meses de gestação, a situação pode ser considerada normal. Por esta razão, algumas mulheres demoram a descobrir que estão grávidas. O sangramento ocorre até a formação da decídua, a camada do endométrio que delimita a placenta. Atenção: sangramentos com cólicas podem ser perigosos.

2 – Cólica ou dor abdominal – A dor pode ocorrer tanto no útero que se prepara para acomodar o feto quanto no intestino, que fica mais lento, causando constipação. Dor na parte inferior da barriga pode indicar verminose ou infecção urinária e não é normal.

3 – Aumento dos seios – O estágio final de desenvolvimento das mamas ocorre apenas durante a gravidez. Isso acontece por causa da descarga de progesterona no organismo. O processo também faz com que a circulação sanguínea na área seja maior, causando sensibilidade. Além disso, a pigmentação do contorno da aréola pode ficar mais escura.

4 – Náuseas a vômitos – O sintoma é comum em 80% das mulheres grávidas e ocorre graças ao aumento dos hormônios. Para se ter uma ideia, a produção do estrogênio é de 10 a 20 vezes maior durante a gestação. O Beta HCG, produzido apenas durante a gravidez, faz com que as mulheres fiquem com o paladar e olfato mais sensíveis. Um lanche leve antes de dormir e algo logo ao acordar são indicados contra o mal-estar. Cerca de 1% das mulheres sofre com a hiperemese – vômitos em excesso – e devem procurar um médico.

5 – Cansaço e sono: A progesterona provoca o aumento do apetite e do sono, deixando o intestino mais lento. Essa é a forma que o corpo encontra para fazer com que a digestão seja mais eficiente e o aproveitamento dos nutrientes, maior. A partir do 2º trimestre, com o aumento do peso e a diminuição da pressão, a mulher pode sentir ainda mais sono. Essa é a forma que o corpo encontra para aumentar o fluxo sanguíneo para a criança.

6 – Mudança de humor e sensibilidade aflorada: A variação hormonal pode deixar a mulher mais introspectiva e ensimesmada. É possível que a grávida encare o peso dos fatos de maneira diferente. Em casos mais graves, as preocupações podem até causar enxaqueca.

7 – Tontura: Na maioria dos casos está ligada à queda na pressão, sintoma comum durante a gravidez. Pode ocorrer ainda por alimentação inadequada ou desidratação.

8 – Aumento da vontade de urinar: Quanto mais o útero cresce, mais pressiona a bexiga.  A “redução” forçada faz com que o órgão perca até metade da capacidade. O resultado é a vontade recorrente de ir ao banheiro. Dores ao urinar não são comuns. Nesses casos, é necessário investigar a causa.

9 – Acne: Os hormônios podem provocar o aparecimento de acne na pele. Mulheres que já sofrem com o problema precisam redobrar a atenção nesse período. Por outro lado, muitas gestantes ficam com a pele e o cabelo com mais brilho.

10 – Dor na lombar: O centro de gravidade muda. Enquanto o corpo se curva para frente por causa do peso da barriga, a mulher precisa compensar com as costas. Com isso, a musculatura da coluna fica tensa, ocasionando a dor. O alongamento pode ajudar a diminuir o incômodo.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

29 comentários

  1. Sou Josefa disse:

    Terminei os comprimidos e assim que terminei veio ,mas só dois dias, e tô sentindo muita dor de cabeça e de dente,posso tá grávida?

  2. Mileide Peniche disse:

    No exame de sangue da p ter o diagnóstico certo se eu estiver grávida ?
    Mesmo tendo todos os sintomas aumento do seios náuseas etc..
    Mais não esta atrasada ainda minha menstruação ?
    Mais estou com todos sintomas e não tomo pílula e nem estou evitando queríamos mesmo um filho.

  3. Bianca disse:

    Oi era pra mim menstruar no dia 10 até o dia 12 mas nem sinal dela aí estava atrasado com 8 dia já mas só q agora apareceu um corrimento marrom como se fosse desse a menstruação só q nesses dias de atraso eu senti uns enjôo e muitos sonos o que pode ser??

  4. Thaina disse:

    Eu já tenho dois meses de atrasos e já fiz teste de farmácia e sangue e todos os dois da negativo

  5. Vitória disse:

    Minha menstruação tá atrasada a dois meses, fiz três teste de farmácia e todos deram positivos, mas todos com uma listra escura e outra clara. É possível dar errado esses testes? Preciso fazer o de sangue para confirmar?

  6. Amora disse:

    Boa noite eu mestruei dia 28.06 e dia 02.07 fiz relação sem preservativo dia 03.07 ja tinha acabado minha menstruação e dia 07.07 fiz relação de novo com o meu esposo eu posso estar gravida? Eu nunca tomei nenhum tipo de remédio

  7. Hungriana disse:

    Ainda nao houve atraso mestrual
    mas fiz relaçoes sexuais sem proteçao,depois do acpntecimento tive tonturas,dor de cabeça,enjou,vou ao banheiro frequentimente,Colicas,e sinto mudanças em meu corpo..sera que eu posso esta gravida ?

  8. Emanuele rocha disse:

    Oi preciso que tirem uma dúvida minha
    Eu tô sentindo dor todos os dias na minha barriga e no estômago e isso me causa enjoo e dor de cabeça não sei o pode ser .. eu tomo anticoncepcional a 3 anos estou muito confusa .. !

  9. Ana Alves disse:

    Ola boa tarde estou com algumas dúvidas a minha menstruação nao esta atrasada ,mas estou sentindo dores no seios e no corpo e na barriga quando toca e fiz o teste deu negativo .Estou esperando terminar o mes pra fazer outro exame

  10. Wal disse:

    Tomo anticocepcional injetavel e minha mestruacao desceu antes do previsto e assim que ele acabou me relacionei sem camisinha posso estar gravida sendo que estou tendo nauseas enjoos

  11. Lili disse:

    Oi tive relação a mais o menos uma semana ficamos no começo sem camisinha
    E hj estou sentindo um inchaço na parte de baixo da barriga
    Isso significa q estou grávida ?

  12. Alice disse:

    Oiê ,tive relação sem proteção alguma mas fora do meu período fértil . Só que agora estou com minha menstruação atrasada 4 dias e estou com dores abdominais e com tonturas

  13. Thais da Silva Andrade disse:

    Oiii….bom minha mestruação esta atrasada a 2 meses, e a uma semana tive uma relação sexual…desceu um sangramento claro. E estou sentimdo enjoos, um inxacho no pé da barriga…
    Eu posso estar gravida???

  14. Maria disse:

    Olá!
    Tive relação sexual desprotegida com ejaculação dentro, isso ocorreu no fim do meu ciclo menstrual quando estava descendo apenas uma “borra de sangue” (normal no meu ciclo, isso sempre ocorre), minha menstruação desceu no dia 22/07 e o ato ocorreu dia 29/07. Tomei a pílula do dia seguinte umas 6 horas após a relação (tomei corretamente conforme as indicações), mas não tive nenhum efeito colateral e nem sangramento. Será que estou grávida?

  15. Julia disse:

    Tive relações sem preservativo dia 03/07 e ate hoje minha menstruação não veio.. E sinto dores na lombar, sinto que estou sempre cheia mesmo que eu coma pouco .. Mudo de humor fácil… E meus seios de vez enquando DOI.. posso esta grávida?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Boa tarde! Recomendamos que faça um teste de farmácia. Se der positivo, poderá fazer o de sangue para confirmar se está grávida.

  16. Sou Lucy disse:

    Tenho quarenta e nove anos, fiz sexo sem camisinha, mas a ejaculação foi fora. A menstruação não veio há duas semanas. Estou grávida?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Boa tarde! Recomendamos que faça um teste de farmácia. Se der positivo, poderá fazer o de sangue para confirmar se está grávida.

  17. Simone disse:

    Oi meu nome é Simone tive relação com meu esposo dia 31/07 e eu ainda estava no período fértil minha menstruação estava indo embora ainda quando foi a noite que fomos ter relação quando terminamos sangrou um pouco no final e saiu o sangue junto com a esperma quando foi na quinta feira dia 04 comprei o comprimido de evitar e comecei tomar mais quase todo dia sinto dor de cabeça as vezes fico meia tonta quando como algo as vezes dar vontade de vomitar fico toda enjoada será que pode ser gravidez ??

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Boa tarde! Recomendamos que faça um teste de farmácia. Se der positivo, poderá fazer o de sangue para confirmar se está grávida.

  18. Jeane disse:

    Boa tarde, já tem algumas semanas que estou sentindo algumas sensações estranha no meu corpo, sinto fraqueza, enjôo, dor na barriga e nas costas, um pouco de tontura, não estou com a menstruação atrasada porém tive relações quase todos os dias no meu período fertil. Gostaria de saber se isso pode ser algo bom ou alguma coisa hormonal. Desde já obrigada.

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Boa tarde! Recomendamos que faça um teste de farmácia. Se der positivo, poderá fazer o de sangue para confirmar se está grávida.

  19. Keila disse:

    Olá.
    Sou tentante.
    Minha menstruação vem no dia 20.
    E esse mês veio dia 3 e ficou apenas três dias e veio so uma borra escura.
    To sentindo colica e os seios muito sensíveis.
    Fiz o teste de farmácia e deu positivo.
    To em dúvidas será que estou grávida mesmo?
    Me ajude por favor.
    Obrigada.

  20. Claudia disse:

    Olá boa tarde!
    Minha mestruação esta atrasada,estou muito enjoada,meus seios estão maiores mais não estão senciveis,tenho muita tonteira de vez enquando será que estou gravida?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Boa tarde! Recomendamos que faça um teste de farmácia. Se der positivo, poderá fazer o de sangue para a confirmação final.

  21. Geisiele disse:

    Eu estou cm muito sono vontade d vomitar e n vômito n tô conseguindo ficar em pé. posso estar grávida?

  22. Thayllane4 disse:

    Eu mestruei no dia 28 dos 6 e ate hj ela não veio mas fiz um teste de farmácia deu positivo posso confiar

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.