Coração e Vida | HPV pode causar câncer de olho; veja como tratar - Coração e Vida

HPV pode causar câncer de olho; veja como tratar

Doença precisa ser detectada precocemente para que o tratamento seja efetivo

20.11.2017 | por Elioenai Paes - Equipe Coração e Vida

Quando se fala em câncer, a última coisa que se pensa é que ele possa atingir o olho. Ledo engano. Embora menos grave, já que é raro que esse tipo de câncer dê metástase, é possível perder a visão se não for feito um tratamento.

O carcinoma de superfície do olho, conhecido por carcinoma de conjuntiva, por exemplo, costuma aparecer em pessoas de mais idade e pode estar relacionado aos vírus do HPV.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que a pessoa nota que há algo errado quando o olho vai ficando vermelho. “Vai aparecendo uma ‘carninha’ rosa no olho. Não é uma coisa que dói, mas o olho vai ficando feio”, explica. Com esse sinal, é preciso procurar um oftalmologista para diagnóstico.

Além do HPV, sabe-se que os raios ultravioletas do sol e a infecção pelo HIV também são fatores de risco para o desenvolvimento desse câncer.

De acordo com o oftalmologista e especialista em câncer ocular, Rubens Belfort Neto, o câncer exige um tratamento com quimioterápicos tópicos e, dependendo do caso, até mesmo cirurgia.

Para não perder a visão, o tratamento tradicional consiste em aplicar quimioterapia em forma de colírio e até mesmo fazer uma cirurgia, se necessário. “A quimioterapia pode se estender de três a seis meses”, conta o médico.

Lísia conta que a quimioterapia deve ser tópica porque o olho é considerado uma espécie de “santuário”, ou seja, não adianta tomar um comprimido, já que o efeito dele não chegará aos olhos.

“A anatomia do olho foi feita de um jeito em que é difícil as coisas chegarem ou saírem de lá. Se precisar de um antibiótico para um problema ocular, a injeção terá de ser dentro do olho, pois se dá na veia, é pouco eficiente.”

Prevenir-se contra todos vírus do HPV, no entanto, nem sempre é fácil, já que a vacina disponível contempla apenas os poucos tipos que provocam câncer de colo de útero.

A família do papiloma vírus humano, porém, é extensa. O melhor a fazer é consultar um oftalmologista regularmente para diagnosticar precocemente qualquer problema.

Papiloma não é câncer

Quem reparou que tem algumas verrugas na superfície do olho não precisa se desesperar, mas também não pode deixar de visitar um oftalmologista. O papiloma, também causado pelos vírus do HPV, não é câncer e não leva à perda de visão, porém pode diminuir a qualidade de vida e incomodar bastante no dia a dia, pois o olho fica irritado ao piscar.

“É uma doença infecciosa. Às vezes, há uma série de ‘verruguinhas’ e o tratamento pode ser difícil, pois levamos a pessoa ao centro cirúrgico e removemos, mas aí uma semana depois aparece outra. É difícil ficar operando esses casos”, comenta.

Tratamento com laser se mostrou eficaz

Um novo tratamento, porém, já está em experimentação e até o momento tem sido um sucesso, relata Belfort Neto. De acordo com o oftalmologista, usa-se um laser caro, mas comum, para aplicar nos papilomas e até mesmo nos carcinomas oculares.

“Não tivemos nenhum efeito colateral grave. Nenhum olho teve complicação ou aumento de pressão, além de o desconforto dos pacientes ser muito pequeno, pois é feito em ambulatório”, comemora.

Belfort Neto conta que as verrugas sumiram em 100% dos casos. “Houve pacientes em que parecia que havia uma ‘couve-flor’ grudada no olho, e, com uma aplicação por semana, todos os pacientes foram curados.”

Já no câncer de olho, o tratamento – ainda experimental – apresentou 67% de sucesso. “Quando se fala de câncer, a gente quer 100% de cura, claro, mas 33% deles precisaram de um tratamento complementar, seja cirurgia ou quimioterapia.”

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.