Coração e Vida | Massagem ajuda a conter retenção de líquidos - Coração e Vida

Massagem ajuda a conter retenção de líquidos

Mulheres sofrem mais com o inchaço, que pode ser agravado na gravidez

20.06.2017 | por Camila Sotério - Equipe Coração e Vida

Sabe aquela sensação de corpo pesado, inchado? Normalmente, o que ocasiona essa impressão é a retenção de líquidos, que pode ocorrer com qualquer pessoa, mas sendo mais frequente nas mulheres, principalmente gestantes e idosas.

O fato é relativamente comum, podendo ser melhor observado ao final do dia com as marcas das meias, sapatos ou mesmo da costura das roupas nas pernas e pés, por exemplo.

Às vezes, a retenção chega a ser sentida até mesmo na balança, acusando alguns quilos a mais.

O mal-estar pode ser evitado com uma alimentação equilibrada, uma dieta com pouco sal, exercícios, bebendo bastante água e até mesmo com massagem.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Na maioria dos casos, a retenção de líquidos não apresenta risco maiores, mas pode também ser parte de sintomas de algumas doenças.

“Várias doenças podem levar a esse quadro, como doenças cardiológicas, assim como na gravidez ou em pessoas que ficam muito tempo sentadas ou em pé”, explica Tatiana Gabbi, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O inchaço ocorre por conta de um desequilíbrio no organismo, que leva a um acúmulo de água entre as células do corpo, que depois é eliminada pela urina.

A especialista destaca ainda que massagens podem ser um bom recurso para ajudar quem tem retenção de líquidos, sem uma doença definida como causa, contribuindo com a mobilização do sistema linfático e eliminação do inchaço.

“A drenagem linfática ajuda bastante nesses casos e pode ser feita, inclusive, durante a gravidez, quando a mulher tende a ter mais esse problema”, pontua a dermatologista.

A drenagem linfática é um tipo de massagem que, por meio do toque do profissional, estimula o funcionamento da rede de vasos que transportam os fluídos pelo corpo – o sistema linfático.

Além de auxiliar o corpo na eliminação do excesso de líquidos que causa o inchaço, a massagem ajuda na circulação do corpo de forma geral, relaxa e auxilia ainda a melhorar o aspecto da celulite e a combater a gordura localizada.

“No entanto, a massagem é contraindicada nos casos de suspeita de câncer, pois a drenagem poderia espalhar essas células tumorais pelo corpo”, explica Gabbi.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.