Coração e Vida | Mexa-se contra o câncer - Coração e Vida

Mexa-se contra o câncer

Atividades físicas ajudam a prevenir 13 tipos da doença, diz pesquisa

15.05.2017 | por Camila Sotério - Equipe Coração e Vida

Além de fazer bem à saúde, praticar atividades físicas também ajuda a prevenir 13 tipos de câncer, segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Estão nesta lista os cânceres de mama, pulmão, cólon, endométrio, estômago, fígado, rim, esôfago, mieloma múltiplo, cabeça e pescoço, reto e leucemia mieloide.

Os benefícios dos exercícios não são exclusividade para nenhum superatleta. Caminhadas de 30 minutos durante a semana, em ritmo moderado, já são suficientes para garantir uma proteção extra ao organismo contra a doença.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

“A atividade física é muito importante, tanto na prevenção como na recuperação do paciente com câncer. Práticas regulares contribuem na redução da inflamação corporal e no aumento da imunidade”, destaca Christina Britto, médica chefe do grupo de reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Uma explicação para a ligação entre exercício e prevenção é que a obesidade e o sobrepeso estão associados ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Isso ocorre porque o excesso de gordura corporal promove inflamações crônicas que, por sua vez, estão ligadas ao aumento do risco de desenvolvimento de células cancerígenas.

Para quem tem maior dificuldade de se manter ativo, é possível dividir o tempo do exercício ao longo do dia, em períodos de 10 minutos, incluindo a atividade na rotina, como, por exemplo, descer dois pontos de ônibus antes, deixar o carro na garagem e ir até a padaria/mercado a pé.

Além da prevenção, a atividade física também é importante na recuperação e reabilitação dos pacientes, pois tem um impacto positivo não apenas no organismo como também nos aspectos emocional e psicológico.

“Manter a prática de exercícios antes de cirurgias para a retirada de tumores, por exemplo, auxilia na recuperação dos pacientes no pós-operatório, além de melhorar sintomas relacionados ao tratamento oncológico, como cansaço, mudança de humor, sono e dor”, destaca a especialista.

Os exercícios ajudam ainda os pacientes a terem uma melhor qualidade de vida, promovendo o bem-estar, a autoestima e atuando positivamente no humor, sendo importante ainda na relação da pessoa com a doença.

“A atividade física diminui ainda a incidência da volta do tumor ou o desenvolvimento do câncer em outra parte do organismo, principalmente nos casos de câncer de colo e mama”, alerta Christina.

Icesp Run

O Icesp, que é uma unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e à Faculdade de Medicina da USP, realizará no próximo dia 21 de maio, em São Paulo, a 3ª edição da Icesp Run, corrida e caminhada pela saúde.

O evento tem o objetivo de ressaltar a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção ao câncer, além de reforçar a necessidade de cuidados preventivos com a saúde.

A prova conta com percursos de 5 e 10 quilômetros para corrida, além de caminhada de 5 quilômetros. A proposta é contemplar todos os públicos, desde os mais experientes e preparados até os que estão começando.

Crianças, entre 4 e 13 anos, também poderão correr em baterias especiais, valendo troféu e medalhas.

O evento é beneficente. A verba arrecadada com as inscrições será integralmente revertida para a promoção de projetos de assistência, pesquisa e humanização dentro do Icesp. São esperados 3 mil participantes.

É possível se inscrever online pelo site. A largada da prova será na Praça Charles Miller, em frente ao Complexo Esportivo do Pacaembu, às 7h.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.