Coração e Vida | Cardiologistas fazem alerta para infarto em mulheres - Coração e Vida

Cardiologistas fazem alerta para infarto em mulheres

No Dia Internacional da Mulher, saiba como identificar e prevenir a doença

8.03.2017 | por Coração e Vida

Dor no peito, formigamento e até suor em excesso. São estes os sintomas mais conhecidos do infarto do miocárdio. No caso das mulheres, no entanto, eles nem sempre estão presentes e quando estão, pode ser apenas uma sensação de angústia no peito que não causa o mesmo nível de preocupação com o coração, e a demora no diagnóstico aumenta o risco de mortes.

Especial do mês: Você sabia… Que a depressão aumenta os riscos de doenças do coração?

A Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo de útero, apesar destas últimas serem a doença que mais preocupa o sexo feminino.

A entidade também informa que, atualmente, no Brasil, 42% das pessoas que infartam e morrem são mulheres.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor das áreas de Cardiologia do InCor e do Hospital Sírio-Libanês, faz um alerta para a falta de prevenção da doença nas mulheres.

“A mulher tem o mito de que não infarta. Na cabeça do público feminino, ela vai ao ginecologista, no mastologista, mas não vai com frequência a um cardiologista”, afirma.

Com números tão alarmantes, é mais do que necessário que as mulheres fiquem alertas à saúde cardíaca, principalmente as que já entraram na menopausa.

Nesta fase da vida, ocorre uma queda acentuada do estrogênio, hormônio que tem como uma de suas funções regular o colesterol no organismo da mulher. A queda nos níveis do hormônio favorece o aumento do colesterol ruim e a baixa do nível de colesterol bom no sangue. A “gangorra” faz com que o colesterol se acumule nas artérias e interrompa o fluxo sanguíneo, facilitando o infarto.

Essas mudanças fazem da menopausa um período crítico para problemas cardíacos nas mulheres, mas a mortalidade por doenças cardiovasculares em um grupo mais jovem vem surpreendendo os cardiologistas.

A cardiologista Roberta Saretta, do Hospital Sírio-Libanês, explica que a mulher foi adquirindo esses outros fatores de risco, que antes eram “exclusivos” dos homens, por conta de uma rotina mais atribulada.

“Com a expressiva participação no mercado de trabalho e a segunda jornada em casa, o universo feminino passou a conviver com esses problemas silenciosos, como é o caso do colesterol alto, da diabetes e do tabagismo.”

Se a mulher tem fatores de risco como hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, diabetes e sedentarismo, além de predisposição genética, é recomendável procurar um médico cardiologista a partir dos 30 anos para fazer uma avaliação.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. Iresse disse:

    Deixe aqui sua Mensagem Bom dia. Bom dia o meu comentário é ,entrei na menopausa há 5 anos atrás ,hoje eu tenho 52 anos comecei sentir minha pressão subir sem passar nervoso Só ,sentindo um cansaço físico muito grande, a um mês mais ou menos e de repente a minha pressão começa a subir de 5 em 5 minutos ela chega a ficar 16. E baixa para onze , eu nunca tive pressão alta é a primeira vez que tá acontecendo, fiz um elétrico no hospital e não deu nada, a pergunta é o que está acontecendo afinal, Confesso que estou um pouco assustada com tudo isso. Obrigada e um bom dia.

  2. Luciene Sakanaka disse:

    Estou com 53 anos vivo em relacionamento conturbado sou muito expressada comecei a sentir formigamento nos dois braços e as vezes nas pernas e fores no peito o que sera isso estou preocupada e pior não tenho plano de saúde dependo do SUS ai só por Deus

  3. Cibele disse:

    Olá’ Meu Nome e Cibele Tenho 18 Anos Estou Sentindo Todos Esses Sintomas e Só Esta Aumentando’ Corro Risco De Ter Infarto Mesmo Tao Nova ?

  4. Silvia de Souza da rocha disse:

    Oi sou hipertenca tenho dor no peito e muita tontura sono é normal?

  5. Thaynara Luiza Corrêa disse:

    Minha mãe faleceu a pouco mais de um mês ela tinha hipertensão e uma síndrome rara a síndrome de sjogren além de suspeita de angina porque sentia muita dor no peito quando fazia esforços,além de várias complicações ela teve um infarto em casa gostaria de ajuda para saber o que pode ter causado esse infarto por favor me ajudem!!!!

    • Nelson Gutierres - Equipe Coração e Vida disse:

      Thaynara, sentimos muito pela sua mãe. Mas somente um especialista pode identificar um problema cardíaco – com consulta e exames. Não deixe de procurar se consultar também. Um abraço.

  6. Telma Cristino disse:

    Olá meu nome é Telma Cristino, tenho 47 anos, fiz laqueadura á 18 anos, tem 3 meses que minha regra não vem, e estou sentindo um mal estar tão grande, meu braço direito formiga demais, vontade de vomitar, as mãos fica uma pedra de gelo, durante o dia e a noite a pressão arterial sobe demais e cai tbm, passo mal porque sobe e passo mal quando ela abaixa, muita dor na nuca, será que tbm estou no grupo de risco ao infarto

  7. Maria Cristiane Santos de Negreiro disse:

    Olá sou Cris Amorim a menos de 4meses tenho idas e vindas ao pronto socorro por causa de uma infeção urinária,fiz tratamento com vários antibióticos,em menos de uma semana tratando com outro,estou sentindo,dores tórax,peito azia, pescoço,omoplatas,parei o uso do medicamento,já está com 24hrs
    Será que tem haver com o medicamento?? é sinal de infarto?fui ao médico ele só me passou um exame”urocultura”preciso de mas esclarecimentos.

    • Nelson Gutierres - Equipe Coração e Vida disse:

      Olá, Cris. O ideal é que o diagnóstico seja mesmo feito por um cardiologista. Se os sintomas estão te deixando em dúvidas, recorra ao especialista mesmo. Um abraço!

  8. Maria de Lourdes de Medeiros disse:

    Bom dia sou Lourdes a mais de 3 anos que deixei de menstruar hoje estou com 47anos e ultimamente tenho sentido a minha pressão subir e dores de cabeça cansaços no corpo e fico irritada com facilidade não sei se isso está ligado a menor pausa ou problema cardíaco

    • Nelson Gutierres - Equipe Coração e Vida disse:

      Olá, Lourdes! O ideal é que você procure um cardiologista e faça exames para entender melhor o seu caso. Boa sorte!

  9. Veridiane disse:

    Estou com muita dor do lado esquerdo do pescoço, vai no braço e nas costas e no peito. Isso é coração ou muscular?

    • - Equipe Coração e Vida disse:

      Veridiane, é muito importante que você procure um especialista, onde possa passar por consulta e exames. Um abraço!

  10. Lu disse:

    Bela matéria. Obrigada

    Eu tive um infarto a quase 1 mês do nada de madrugada senti uma dor imensa no coração não consegui respirar normal .olhei minhas mãos tava preta o lado esquerdo do braço doía muito e formigava também. Mas fui atendida rápido meu marido por ser enfermeiro tava de plantão eu liguei menos 10 minutos chegou pra mim foi como uma eternidade esses 10 minutos pensei vou morrer pois eu estava a essa altura com pernas roxa e pés e estava quase perdendo raciocínio. Graças a Deus fui atendida internada e foi diagnósticada infarto aguda miocárdio. Hoje sinto dores no braço esquerdo ainda .faço fisioterapia as pernas descer escada tenho que cuidar pois parece que ficou boba minha codernacao das pernas .mas luto dia a dia pra ficar bem.
    Resolvi escrever minha história pra alertar também pois nunca tive pressão alta. Nem diabetes nada de colesterol cuido muito da minha saúde. Mas infelizmente fui pega de surpresa minha pressão chegou a 25.14 segundo eles e eu não senti dores de cabeça nada as vezes pode vir silenciosa o bom é mesmo que sinta bem sempre verificar a pressão fazer exames periódicos pra saber se esta tudo bem pois a pessoas que quando tem ataque tem sintomas antes mas a outras que não tem os sintomas quando vê acontece como aconteceu comigo.obrigada pelo.espaço por me ouvirem parabéns pela matéria espero de alguma forma ter ajudado também.

    Obrigada ._.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.