O check-up anual é mesmo importante?

Exames devem ser usados como prevenção de doenças, alerta especialista

17.06.2016 | por Coração e Vida

Assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina é de extrema importância. Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check-up, ou seja, uma bateria de exames solicitada por médicos especializados.

Entre os exames requisitados pelos médicos em um check-up está o ecocardiograma, uma ultrassonografia do coração, que tem como objetivo diagnosticar problemas no órgão.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Segundo o cardiologista Max Grinberg, do Núcleo de Bioética do Instituto do Coração (InCor), uma avaliação clinica personalizada é o primeiro passo para que o check-up seja completo e atenda às necessidades particulares de cada pessoa.

“Ela precisa levar em conta diversos fatores como sexo, faixa etária, histórico familiar, hábitos e eventuais sintomas apresentados”, explica o especialista.

Explique a intenção para seu médico

Algumas pessoas não se sentem totalmente seguras na hora de solicitar um check-up para o especialista, mas só ele  poderá solicitar os exames corretos.

Doenças que passam despercebidas

Quando o check-up é bem feito e avalia individualmente o paciente, levando em consideração o histórico familiar, o sexo e a idade, é muito difícil alguma doença passar despercebida.

Cuidados

Não adianta passar pelos exames e ignorar as orientações do seu médico, elas são essenciais para manter sua saúde em dia. O indivíduo deve estar aberto à mudança de hábitos.

Confira dicas para ter a qualidade de vida:

– Tenha uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas, fibras, carnes brancas e carboidratos em quantidade moderada;

– Faça exercícios de forma regular. Além de reduzir a gordura corporal e fortalecer a musculatura, também aumenta a disposição, controla o estresse emocional e previne doenças cardiovasculares e diabetes;

– Não fume;

– Evite bebidas alcoólicas, elas alteraram o comportamento emocional e diminuem a capacidade física, além de levar à lesão hepática e ao déficit do desempenho intelectual;

– Tenha um sono de qualidade, ele é essencial para repor as energias;

– Evite o estresse com momentos de lazer, passeios, viagens e outras atividades prazerosas;

– Faça check-up regularmente, ele ajuda a prevenir doenças e a melhorar a qualidade de vida.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.