O check-up anual é mesmo importante?

Exames devem ser usados como prevenção de doenças, alerta especialista

14.02.2017 | por Coração e Vida

Assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina é de extrema importância. Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check-up, ou seja, uma bateria de exames solicitada por médicos especializados.

Entre os exames requisitados pelos médicos em um check-up está o ecocardiograma, uma ultrassonografia do coração, que tem como objetivo diagnosticar problemas no órgão.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Segundo o cardiologista Max Grinberg, do Núcleo de Bioética do Instituto do Coração (InCor), uma avaliação clinica personalizada é o primeiro passo para que o check-up seja completo e atenda às necessidades particulares de cada pessoa.

“Ela precisa levar em conta diversos fatores como sexo, faixa etária, histórico familiar, hábitos e eventuais sintomas apresentados”, explica o especialista.

Explique a intenção para seu médico

Algumas pessoas não se sentem totalmente seguras na hora de solicitar um check-up para o especialista, mas só ele  poderá solicitar os exames corretos.

Doenças que passam despercebidas

Quando o check-up é bem feito e avalia individualmente o paciente, levando em consideração o histórico familiar, o sexo e a idade, é muito difícil alguma doença passar despercebida.

Cuidados

Não adianta passar pelos exames e ignorar as orientações do seu médico, elas são essenciais para manter sua saúde em dia. O indivíduo deve estar aberto à mudança de hábitos.

Confira dicas para ter a qualidade de vida:

– Tenha uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas, fibras, carnes brancas e carboidratos em quantidade moderada;

– Faça exercícios de forma regular. Além de reduzir a gordura corporal e fortalecer a musculatura, também aumenta a disposição, controla o estresse emocional e previne doenças cardiovasculares e diabetes;

– Não fume;

– Evite bebidas alcoólicas, elas alteraram o comportamento emocional e diminuem a capacidade física, além de levar à lesão hepática e ao déficit do desempenho intelectual;

– Tenha um sono de qualidade, ele é essencial para repor as energias;

– Evite o estresse com momentos de lazer, passeios, viagens e outras atividades prazerosas;

– Faça check-up regularmente, ele ajuda a prevenir doenças e a melhorar a qualidade de vida.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.