Coração e Vida | O que fazer em caso de diarreia? - Coração e Vida

O que fazer em caso de diarreia?

Manter o corpo hidratado e seguir uma alimentação leve é fundamental

11.04.2017 | por Camila Sotério - Equipe Coração e Vida

A diarreia é uma manifestação relativamente comum, estando associada, na maioria das vezes, a algum alimento consumido horas antes da indisposição intestinal apresentar os primeiros sinais.  No entanto, outros fatores podem levar ao problema.

Água de coco é opção refrescante e saudável para o verão

“Existem diversas causas: toxinas bacterianas [como estafilococos], infecção bacteriana, infecções virais, medicamentos como antibióticos, verminoses, abuso de laxantes, intolerância a derivados de leite e outros”, explica José Ribamar Branco, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Alguns grupos, como crianças e idosos, são mais sensíveis ao principal efeito colateral da diarreia, que é a desidratação, e requerem maior atenção.

“Os casos de diarreia são mais graves nos extremos da idade, crianças até 2 anos e pessoas acima de 65 anos, e lactantes, pois eles desidratam mais facilmente. Nesses casos, deve-se procurar ajuda médica”, alerta Branco.

Os casos mais leves, que são também os mais recorrentes, e fora dos grupos de atenção, pedem repouso e uma alimentação especial para a recuperação do doente.

Hidratação e refeições leves são essenciais. Beber muita água também é importante para evitar a desidratação.

A água de coco pode ser uma grande aliada nesses casos, pois, além de hidratar, é rica em minerais, aminoácidos, vitaminas, enzimas e antioxidantes que auxiliam o corpo a funcionar melhor.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Deve-se ainda evitar alimentos gordurosos, com muitas fibras, temperos fortes, lácteos, além de comidas laxativas.

“É recomendável suspender ou reduzir a ingestão de alimentos com resíduos, como saladas, bagaço de frutas e fibras. O consumo de café, leite, sucos de frutas e álcool – que é um desidratante poderoso – também deve ser interrompido, bem como alimentos ricos em temperos e com alto teor de gordura”, orienta o infectologista.

É importante ainda que o doente, durante o quadro de diarreia, faça refeições regulares, com alimentos leves e com pouca gordura, fornecendo os nutrientes necessários para que o organismo possa reagir à doença e se reestabelecer.

O especialista recomenta ainda que os enfermos optem por uma alimentação com arroz, caldos de carne magra, bananas, maças e torradas, por exemplo.

No caso de a diarreia não parar em até dois dias, um médico deve ser consultado para que possa ser feita uma investigação e encontrar as causas do problema.

“O paciente com diarreia por mais de dois dias, principalmente nos extremos da idade, deve ficar atento. A diarreia é um sintoma importante de diversas condições, e pode estar associada a uma simples intoxicação alimentar ou, até mesmo, a um câncer. Por isso, é necessário ficar atento”, pontua Branco.

Em caso de diarreia

Hidrate-se com água ou água de coco.

Como a água não repõe a perda de sódio e potássio, importantes para a hidratação do organismo, forneça isso por meio de soro caseiro ou água de coco.

Mantenha uma alimentação regular, fornecendo energia e nutrientes para que o organismo possa se recuperar.

Prefira alimentos constipantes, ou seja, que prendam e não soltem ainda mais o intestino, como maça, banana, arroz, cenoura, batata e carnes magras.

Descanse! E no caso de o quadro durar por mais de dois dias, procure auxílio médico.

Evite

Saladas, bagaço de frutas e fibras, os chamados alimentos com resíduos, que têm efeito laxativo.

Alimentos gordurosos, cortes de carnes que não sejam magras, embutidos e frituras.

Café, leite e sucos, assim como bebidas alcoólicas, que desidratam o organismo.

Temperos fortes.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.