Coração e Vida | O xampu ideal para cada cabelo - Coração e Vida

O xampu ideal para cada cabelo

Conheça seu tipo de fio e os produtos indicados

26.01.2017 | por Camila Sotério - Equipe Coração e Vida

Apesar de algumas pessoas não darem a devida atenção aos produtos que escolhem para lavar os cabelos, usar o xampu correto pode garantir fios mais bonitos e saudáveis.

7 mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

“Xampus não são todos iguais, saber qual o tipo de cabelo e usar o produto indicado é muito importante e garante fios mais saudáveis”, explica o tricologista Adriano Almeida, médico especializado em cabelos.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Há, basicamente, quatro tipos de cabelos: normais, secos, oleosos e mistos (oleosos na raiz e seco nas pontas), com xampus indicados para cada perfil.

“A principal característica que deve ser observada na hora da compra do xampu é se o cabelo é mais seco ou mais oleoso, pois o xampu, basicamente, tem a função de limpeza, de retirar os resíduos dos fios”, explica Bruna Duque Estrada, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

No entanto, hoje é possível encontrar também nas prateleiras produtos específicos para cabelos tingidos ou cacheados, por exemplo, mas esses são variações similares dos tipos descritos acima.

“Xampus para cabelos tingidos são feitos para não removerem a tintura e a mesma durar mais, com formulação que se assemelha aos indicados para cabelos secos. Para os cacheados, a diferença costuma estar nos condicionadores e cremes sem enxague, que mantêm os cachos e garantem uma hidratação mais intensiva. Hoje também é bastante comum nas prateleiras os xampus sem sal, que são indicados para os cabelos secos, uma vez que não têm cloreto de sódio, que é um elemento que atua na remoção da oleosidade”, destaca Almeida.

O especialista ainda orienta que o ideal é usar dois xampus de marcas diferentes ao mesmo tempo, usando um em cada lavagem. “O cabelo vai ganhando a carga do xampu. Por isso, ao usar dois tipos de produtos, quebra-se esse ciclo, garantindo cabelos mais bonitos e saudáveis”, pontua.

No verão, quando os cabelos ficam mais expostos ao sol, praia e piscina, os fios podem ficar mais ressecados, dando um ar “rebelde”, que tantas pessoas reclamam.

“Proteger os fios da exposição ultravioleta é muito importante nessa época do ano, pois isso danifica bastante os cabelos. Para o verão, a dica é utilizar chapéus que protegem melhor os cabelos e associar ainda o uso de cremes sem enxague com proteção solar, que ajudam bastante a manter os cabelos saudáveis e bonitos”, destaca Bruna.

Nessa época do ano é importante ainda beber bastante água, pois, além de ajudar na hidratação de todo o organismo, também favorece os cabelos.

“Deve-se ainda evitar o uso excessivos de secadores e chapinhas, muito utilizados como forma de deixar os cabelos com um aspecto melhor após a exposição ao sol, que acabam interferindo na beleza e na saúde dos fios”, alerta a dermatologista.

Além do xampu adequado, é importante ainda tomar cuidado com a temperatura da água durante o banho, que não deve ser muito quente, sendo o ideal de morna para fria.

Qualquer alteração percebida no cabelo e couro cabeludo, como queda excessiva dos fios ou coceira, um especialista deve ser procurado.

“As pessoas não devem demorar muito para procurar um tricologista, nem tentarem soluções caseiras. Tratamentos nos cabelos costumam ser lentos, por isso, quanto antes identificado o problema, mais rápido e eficaz é a solução”, explica Almeida.

No caso de queda de cabelos, é normal que caiam de 100 a 150 fios por dia. Essa quantidade pode ser maior no outono e no inverno, quando há uma renovação mais acentuada e natural dos fios.

“Quando a pessoa começa a perceber fios no chão, roupas e fronhas é sinal de que a queda está maior do que deveria”, alerta o especialista.

20170106-Xampu-Tipos-Cabelos

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.