Coração e Vida | Olhe para baixo! Pés podem apresentar sinais de doenças cardiovasculares - Coração e Vida

Olhe para baixo! Pés podem apresentar sinais de doenças cardiovasculares

Inchaço, dores e mudança de cor podem indicar obstrução das artérias

30.03.2017 | por Camila Sotério - Equipe Coração e Vida

Quando falamos em doenças cardiovasculares, os pés não parecem ser o lugar correto para buscar indícios de problemas. No entanto, olhar para baixo pode trazer mais respostas do que se imagina.

Especial do mês: Nº de doadores de órgãos bate recorde e chega a 2.983 em 2016
Doenças do coração: a prevenção começa pela boca

É cardiopata? Não descuide dos exercícios…
15 produtos que fazem bem ao coração

Aprenda a identificar um infarto
Como prevenir a hipertensão?
Cardiologistas fazem alerta para infarto em mulheres
Você sabia… Que a depressão aumenta os riscos de doenças do coração?

Com uma má circulação sanguínea no organismo, as artérias entupidas dificultam a passagem do sangue e quem sente isso primeiro são os dedos, em seguida os pés e, então, as pernas.

“Os sintomas mais frequentes são inchaço, dores agudas ou crônicas, alterações de sensibilidade, de temperatura e cutâneas, como cianose [pele com cor azul-roxeada], hiperemia e manchas na pele”, destaca Juliana Gil, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A médica pontua ainda que várias outras doenças dão sinais através dos pés, como hipertensão arterial, insuficiência venosa periférica, insuficiência arterial periférica, insuficiência cardíaca e até mesmo doenças autoimunes e hematológicas, e que devemos sempre ficar atentos à saúde deles.

O Brasil tem hoje um cenário pandêmico de morbimortalidade cardiovascular, sendo os problemas que envolvem o coração responsáveis por 32% de todas as causas de morte no país.

Dados do Ministério da Saúde apontam a ocorrência, em 2010, de 326 mil mortes por doenças cardiovasculares, das quais 200 mil referem-se apenas a doenças isquêmicas do coração e a doenças cerebrovasculares.

As doenças arteriais, quando não tratadas corretamente, podem tanto levar à perda total ou parcial do membro como ao óbito.

“Pacientes com história familiar de doença coronariana, portadores de hipertensão arterial, diabetes, alterações dos lipídeos, tabagistas, obesos e sedentários estão mais propensos a terem doença cardiovascular”, alerta Juliana.

Ao perceber os primeiros sinais, deve-se procurar um médico para avaliação e identificação da origem dos sintomas.

Como prevenir é sempre o melhor caminho, para evitar as doenças cardiovasculares é importante manter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, evitar o sobrepeso e obesidade, manter uma alimentação equilibrada e ficar de olho nos níveis de lipídeos e glicose no sangue.

“Não existem segredos para se prevenir as doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que este cuidado deve ser iniciado desde a infância, mantendo níveis adequados de lípides e de carboidratos, evitando a obesidade, fazendo controle pressórico e atividade física regular”, destaca a cardiologista.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Euza Marta Andrade de Araújo disse:

    Boa tarde equipe Coração e Vida,venho relatar a vcs um problema que sofro a vinte e cinco anos,quando estava grávida do meu filho do meio e tive úlceras varicosas,isto nos dois pés e junto com isto,vários furúnculos,até a altura dos joelhos. Depois disto,aconteceu mais três vezes,a penúltima vez fui internada por cinco dias,mais,não posso comer carne de porco que volta. Os médicos Goianos dizem que os exames não constam nenhum problema nas veias. Sinto dores e peso nas pernas,e meus pés cheios de pequenos vasos roxos e manchas escuras. O que faço quanto a este problema físico e estético que incomodam muito?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.