Coração e Vida | Remédio na hora certa - Coração e Vida

Remédio na hora certa

Conheça aplicativos para celular que não deixam esquecer de tomar cada medicamento no horário correto

4.05.2017 | por Flávia Pegorin - Equipe Coração e Vida

Acontece com todo mundo. Tomar remédios, esporadicamente, é algo normal. Medicamentos de uso contínuo também fazem parte da vida de muita gente. Já acertar nos horários, lembrando intervalos e dosagem, no entanto, pode virar um problema rapidamente.

Para muitos tipos de remédios, como os antibióticos, ser preciso com a hora de tomar e os demais detalhes de uso são postura essencial. Um aliado para essa situação? O smartphone.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A maioria das pessoas não faz essa associação ou utiliza o celular apenas nas funções lembrete ou despertador para ajudar com a hora de tomar remédio. Ajuda, de fato, mas dá também um certo trabalho – já que é preciso configurar dias e horários separadamente.

A solução, simples, veio por meio dos aplicativos. Já existem apps que, cada um a seu modo, trazem aquela paz de nunca mais esquecer a hora do remédio para si mesmo, para os filhos, para os pais (ou mesmo ajudando profissionais que auxiliam doentes).

Conheça alguns deles (que funcionam para os sistemas IOS, Android ou ambos). E não perca mais a hora de cuidar da saúde.

Hora do Medicamento

Bastante simples de usar, tem um layout bom de navegação e que permite cadastrar até três medicamentos – e usar cores distintas nas categorias para não confundir cada um deles. Para essa função básica, o aplicativo é gratuito. Mas, se a ideia for fazer um uso mais intenso, com mais funções (como cadastrar mais remédios e colocar toques de aviso diferentes para cada um), é preciso comprar a versão paga.

MediSafe

É um dos aplicativos que desenvolve melhor a função de uso para outras pessoas além de si mesmo (o que é importante para quem tem filhos ou parentes em cuidado constante). O Medisafe permite também gerenciar dosagens de remédios em intervalos de horas, dias ou semanas. É gratuito para diversas funções básicas, mas também oferece mais serviços em uma versão premium.

Hora do Remédio

O visual não é o mais bacana, mas é um ótimo facilitador. Colocando o nome do remédio, você terá a opção de entrar com os horários individualmente ou automaticamente, selecionando o intervalo de horas e o horário inicial. O aplicativo gera a lista dos horários e, entrando com a quantidade de dias, ele vai lembrar quanto falta para o final do tratamento. É possível também manter um histórico do remédio e enviá-lo por e-mail (para o médico, por exemplo).

Pill Monitor

Para quem não se importa de usar apps em inglês, esse, gratuito, é uma ótima alternativa. Além de fazer o lembrete, os diferenciais do Pill Monitor são permitir a colocação de fotos das pílulas (o que pode prevenir enganos para quem toma muitos remédios) e uma função “snooze”, de adiar o alerta se o momento em que o aviso toca não for possível de tomar o medicamento.

Glucose Buddy

Controlar o diabetes, lembrar a hora de fazer as medições e aplicar insulina é uma das batalhas dos portadores da doença. Os aplicativos em português estão meio parados – então uma solução pode ser o app em inglês Glucose Buddy. Não é o mais prático de usar, porque pede muitos cadastramentos para iniciar o uso. Mas, depois, é um ótimo auxiliar para fazer os lembretes – e receber, por exemplo, gráficos que ajudam no controle. É grátis.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.