10 coisas que você precisa saber sobre a psoríase

22 de setembro - 2016
Por: Equipe Coração & Vida

Apesar de afetar mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo e 3 milhões de pacientes só no Brasil, a psoríase ainda é pouco conhecida.

Doença de pele crônica e inflamatória, a psoríase tem origem quando o próprio organismo faz com que células da pele comecem a se renovar até oito vezes mais rápido que o normal, causando lesões avermelhadas, coceira, descamação e dor.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

“As causas da doença não são totalmente conhecidas. Há uma predisposição genética que, aliada a fatores do ambiente, podem desencadear o quadro. Infecções de garganta, medicações como certos antidepressivos a base de lítio, bem como o estresse e a ansiedade são fatores que desencadeiam ou agravam o problema”, explica Ricardo Romiti, coordenador do Ambulatório de Psoríase do Hospital das Clínicas da USP.

95% dos brasileiros não sabem o que é a doença e quase metade das pessoas que vivem com psoríase acredita que o preconceito causa mais angústia do que os próprios sintomas.

Segundo dados da pesquisa CLEAR, a maior já realizada no mundo para entender como vivem e o que sentem as pessoas com psoríase, de moderada a grave, o Brasil é o segundo país onde os pacientes são mais discriminados por conta da doença.

Por aqui, 96% dos pacientes já foram humilhados ou discriminados, enquanto a média global – que também é altíssima – é de 85%.

Kim Kardashian, Britney Spears, Cyndi Lauper e Cara Delevingne são algumas celebridades que convivem com a doença, o que reforça a importância de um tratamento correto, para amenizar os sintomas.

“Todo profissional de saúde que trabalha com pacientes portadores de psoríase constata uma triste realidade: o preconceito ainda é uma constante nos mais variados âmbitos de análise. Seja no ambiente de trabalho, de estudo ou mesmo em família, as pessoas que convivem com essa doença, na verdade, sabem pouco sobre ela, desconhecendo suas causas e os efeitos que uma atitude preconceituosa pode ter no dia-a-dia dos portadores”, destaca o coordenador.

Descubra abaixo um pouco mais sobre a psoríase, pois a informação é a melhor arma contra o preconceito.

20160922-10coisas-precisa-saber-sobre-psoriase

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: