13 erros de beleza que você não deve cometer
Por Daniela Spilotros
Você fica com a pele ressecada no inverno? Bate aquela preguiça quando o assunto é prevenir o envelhecimento? Conversamos com a dermatologista Caroline Farkas, do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que alerta sobre os principais erros de beleza que costumamos cometer.
1- Esfregar demais e passar condicionador próximo ao couro cabeludo
Use a ponta dos dedos, massageando levemente. Esfregar demais estimula a produção de sebo, além de provocar feridas. O condicionador serve para hidratar a haste capilar e fechar as cutículas. Quando utilizado no couro cabeludo, pode obstruir o folículo piloso, gerando aumento de oleosidade e caspa.
2- Usar maquiagem vencida
Quando passam da validade, sombras, batons, lápis e blushs ficam mais suscetíveis à contaminação com fungos e bactérias. Outro erro é compartilhar maquiagem com as amigas, correndo o risco de contrair doenças como conjuntivite e herpes.
3- Usar xampu anti-resíduos com frequência
Bastante abrasivo, esse xampu de limpeza profunda abre as cutículas e remove o acúmulo de cremes, finalizadores, sprays e outros produtos, além de resíduos de poluição, que deixam o cabelo opaco e pesado. Use apenas uma vez na semana, do contrário pode ressecar e causar frizz nos cabelos.
4- Usar chapinha diariamente
A temperatura elevada desgasta a proteína da haste capilar. Produtos termoprotetores, usados antes da chapinha, diminuem os danos, mas não protegem totalmente os fios. Para os cuidados diários, use o secador na temperatura morna. Além de modelar as madeixas, ajuda a manter o couro cabeludo seco, diminuindo a incidência de caspa e oleosidade.
5- Espremer espinhas com a unha
Esse hábito pode causar infecções graves, sendo uma porta de entrada para bactérias. Além disso, há riscos de aumentar a inflamação local e provocar cicatrizes.
6- Aplicar filtro solar somente em dia de sol
Os efeitos dos raios ultravioletas são cumulativos. Mesmo nos dias nublados ou chuvosos, há a incidência de aproximadamente 70% deles, o que provoca o envelhecimento, aumento de manchas e até câncer de pele. O que muda é o FPS (fator de proteção solar), que pode ser menor durante o inverno.
7- Não hidratar a pele porque ela é oleosa
Todos os tipos de pele necessitam de hidratação para melhorar sua textura e viço, e também diminuir a irritabilidade durante tratamentos renovadores – peelings, por exemplo. Opte por produtos sem óleo (oil free), que não fecham os poros e ainda reduzem o aspecto brilhoso.
8- Abandonar os ácidos no verão
É preciso redobrar os cuidados com a fotoproteção e usar ácidos mais brandos, indicados pela dermatologista. Em qualquer época do ano, é um excelente tratamento para estimular a renovação celular e deixar a pele mais viçosa.
9- Não prevenir o envelhecimento
Os cuidados com a pele começam na infância, com o uso do filtro solar, e devem ser intensificados após os 25 anos, quando lentamente diminui a produção de colágeno. Não deixe para correr atrás do prejuízo aos 40, quando a flacidez e as linhas de expressão se anunciam.
10- Tomar banhos muitos quentes
A alta temperatura da água, associada ao uso de sabonete e bucha, remove a barreira protetora da pele, causando ressecamento, descamação, coceira e até eczema. Nos cabelos, a água quente resseca os fios, mas costuma estimular as glândulas sebáceas do couro cabeludo. Se tomar banhos quentes prolongados, capriche depois na hidratação corporal.
11- Tirar as sobrancelhas em excesso
Quem arranca repetidamente os fios da sobrancelha pode sofrer de alopecia de tração, ou seja, os pelos deixam de nascer. Para retocar as falhas, a pessoa precisará recorrer a técnicas artificiais, como a micropigmentação. Por isso, evite modismos e só faça a remodelação dos fios com profissionais especializados.
12- Beber pouca água
Na pele, a água ajuda a equilibrar a barreira cutânea (hidro-lipídica), reduzindo infecções e, como também compõe o material entre as células, há uma melhora na sustentação. Na prática, significa poros e rugas menores e pele com mais viço. Além disso, a hidratação é forte aliada no controle da celulite.
13- Fumar
O envelhecimento precoce da pele é um dos muitos danos causados pelo tabagismo. O cigarro aumenta as proteínas que degradam o colágeno, intensifica a produção de radicais livres e contrai pequenos vasos, diminuindo o fluxo sanguíneo. Além disso, a contração muscular para a tragada aumenta as rugas periorais – o famoso “código de barra”.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo