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10 dicas para diminuir o consumo de açúcar e sal

Especialista enumera medidas que ajudam a reprogramar o paladar e conquistar um estilo de vida mais saudável

27.06.2019 | por Equipe Coração e Vida
FOTO: shutterstock

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Dietas variadas podem aparecer como soluções milagrosas contra o sobrepeso. Mas, não tem jeito: reeducar o paladar e mudar a alimentação é o melhor caminho. Por isso, o site Coração & Vida conversou com a nutricionista Thaís Cardeal e preparou uma lista com 10 dicas que podem te ajudar neste desafio e, assim, diminuir a o consumo de sal e açúcar. Em excesso, estes ingredientes podem acarretar no desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, entre outras.

Veja como a adoção de medidas simples pode gerar mudança de estilo de vida, com mais saúde e disposição:

Coma com atenção:
Comer com atenção é de extrema importância para ter a percepção da fome e da saciedade. “Quando prestamos atenção no que estamos comendo, conseguimos perceber a quantidade que nos satisfaz e o quanto estamos comendo a mais do que o necessário”, explica a nutricionista.

Troque os alimentos processados por naturais
Já é sabido que os alimentos processados usam muitos ingredientes que não são saudáveis para o organismo humano. As vitaminas e minerais contidas no alimento in natura são absorvidas de forma mais adequada, sem conservantes que atrapalham esse processo.

Arrisque-se na cozinha
Ao colocar a mão na massa e preparar sua própria comida, você sabe exatamente os produtos que estão sendo utilizados e pode reduzir a quantidade de sal na comida. A especialista Thaís Cardeal destaca que o ideal é variar a alimentação e utilizar os alimentos da forma mais natural possível, com menos sal e temperos industrializados.

Abuse das especiarias
Além de possuírem valores nutricionais muito superiores aos temperos industrializados, as especiarias e ervas naturais ajudam ao paladar descobrir novos sabores diferentes do salgado de costume.

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Você sabe ler o rótulo dos alimentos?

Escolha gorduras saudáveis 
Consumidas de forma moderada, as gorduras saudáveis, como azeite extra virgem, abacate e oleaginosas – castanha-do-pará e castanha-de-caju, por exemplo –, são importantes para a composição de uma alimentação equilibrada. De acordo com a nutricionista, além de aumentar o HDL – o chamado colesterol bom -, as gorduras saudáveis saciam a fome.

Faça seu iogurte
Ao fazer seu próprio iogurte, você evita o consumo dos iogurtes processados e ultra processados, cheios de corantes, aromatizantes, açúcares e outras substâncias e ingredientes que não são benéficos para o organismo. O iogurte caseiro pode ser feito apenas com leite, fermento lácteo e uma fruta de preferência.

Aromatize sua água
É uma forma de incentivar o consumo de água e reduzir bebidas cheias de açúcar como refrigerantes, sucos industrializados e sucos em pó. Casca de laranja, limão, frutas vermelhas e hortelã são ótimas opções para aromatizar a água.

Não corte o chocolate
Mas prefira os que têm mais de 70% de cacau em sua composição. “Eles têm menos açúcar, que é o grande problema do chocolate ao leite”, diz Thaís Cardeal, lembrando que o consumo deve ser moderado.

Diminua as quantidades aos poucos
Reduzir o açúcar e o sal de forma gradativa da alimentação é uma forma de acostumar aos poucos o paladar. Para quem toma café com açúcar, por exemplo, o melhor é cortar pela metade a quantidade de colheres utilizadas até chegar a açúcar nenhum.

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Tenha foco: com o tempo as escolhas se tornam naturais
Para reduzir o consumo de sal e açúcar é preciso se manter firme, dar um passo de cada vez e entender que trata-se de uma mudança difícil, mas benéfica para saúde. É bom estabelecer metas e ter acompanhamento de um profissional de saúde.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

 

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