5 exercícios rápidos para aliviar dores no trabalho

19 de setembro - 2019
Por: Equipe Coração & Vida
FOTO: shutterstock
FOTO: shutterstock

Trabalhar sentado por horas a fio, passar muito tempo em frente ao computador, viver constantemente situações de estresse e, quase nunca, prestar atenção à postura. Tal descrição caracteriza mais um dia comum na rotina de trabalho de diversos profissionais. Por isso, dores crônicas na coluna e musculares são comuns no dia a dia. “Principalmente na lombar”, explica o médico ortopedista do Hospital Sírio-Libanês, Sergio Viriato.

Separar, ao menos, 5 minutinhos diariamente para se exercitar durante o intervalo de trabalho pode, não apenas, amenizar dores, como também evitá-las.

Com a ajuda do especialista, Coração & Vida separou 5 dicas que ajudam a evitar tais condições. Confira!

1. Sentar-se de forma adequada:
É importante sentar de forma ereta, aproveitando a ergonomia da cadeira. Evitar postura relaxada ou se deitar na cadeira evita o aparecimento de dores na lombar.

2. Digitar e escrever com antebraço reto:
Ao escrever e, principalmente, digitar no teclado do computador, é preciso estar atento à posição do antebraço: deve estar na mesma altura do teclado; nem para cima e nem posicionado para baixo. Caso contrário, pode haver problemas no ombro, cotovelo e punho.

3. Levantar-se a cada 60 minutos
A cada 60 minutos é ideal se levantar; dar pequenos passos. De acordo com o ortopedista, há melhora na circulação do sangue, e aparecimento de dores musculares e até câimbras. “Os músculos funcionam com ativação. Movimentar-se ativa os chamados ‘analgésicos corpóreos’, as endorfinas”.

4.Manter o pescoço reto
Escolher a altura da cadeira de trabalho faz diferença. Para evitar dores e contrações no pescoço, é preciso nivelar os olhos à tela do computador; ou seja, na mesma altura. O pescoço não deve ser forçado nem para cima, nem para baixo.

5. Alongar-se com frequência
Ao sentir dor em qualquer parte do corpo, busque alongar a região. Em caso de incômodos reincidentes, é importante procurar avaliação médica.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: