Coração e Vida | Conheça 5 exercícios rápidos para aliviar dores no trabalho

Conheça 5 exercícios rápidos para aliviar dores no trabalho

Problemas na coluna em decorrência de má posturas estão entre os mais comuns. Especialista ensina como evitá-los:

19.09.2019 | por Equipe Coração e Vida
FOTO: shutterstock

FOTO: shutterstock

Trabalhar sentado por horas a fio, passar muito tempo em frente ao computador, viver constantemente situações de estresse e, quase nunca, prestar atenção à postura. Tal descrição caracteriza mais um dia comum na rotina de trabalho de diversos profissionais. Por isso, dores crônicas na coluna e musculares são comuns no dia a dia. “Principalmente na lombar”, explica o médico ortopedista do Hospital Sírio-Libanês, Sergio Viriato.

Separar, ao menos, 5 minutinhos diariamente para se exercitar durante o intervalo de trabalho pode, não apenas, amenizar dores, como também evitá-las.

Com a ajuda do especialista, Coração & Vida separou 5 dicas que ajudam a evitar tais condições. Confira!

1. Sentar-se de forma adequada:
É importante sentar de forma ereta, aproveitando a ergonomia da cadeira. Evitar postura relaxada ou se deitar na cadeira evita o aparecimento de dores na lombar.

2. Digitar e escrever com antebraço reto:
Ao escrever e, principalmente, digitar no teclado do computador, é preciso estar atento à posição do antebraço: deve estar na mesma altura do teclado; nem para cima e nem posicionado para baixo. Caso contrário, pode haver problemas no ombro, cotovelo e punho.

3. Levantar-se a cada 60 minutos
A cada 60 minutos é ideal se levantar; dar pequenos passos. De acordo com o ortopedista, há melhora na circulação do sangue, e aparecimento de dores musculares e até câimbras. “Os músculos funcionam com ativação. Movimentar-se ativa os chamados ‘analgésicos corpóreos’, as endorfinas”.

4.Manter o pescoço reto
Escolher a altura da cadeira de trabalho faz diferença. Para evitar dores e contrações no pescoço, é preciso nivelar os olhos à tela do computador; ou seja, na mesma altura. O pescoço não deve ser forçado nem para cima, nem para baixo.

5. Alongar-se com frequência
Ao sentir dor em qualquer parte do corpo, busque alongar a região. Em caso de incômodos reincidentes, é importante procurar avaliação médica.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.