Coração e Vida | Kefir: conheça este superiogurte saudável - Coração e Vida

Coração e Vida

Kefir: conheça este superiogurte saudável

Entre os diversos benefícios à saúde, a bebida natural atua no sistema imunológico e melhora o trato intestinal. Receita é prática e fácil

4.10.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

Foto:shutterstock

Grãos das colônias de bactéria de kefir Foto:shutterstock


Por Sofia Pilagallo

Você já deve ter ouvido falar em Kefir.  Mas se não conhece, certamente vai se interessar por esta bebida natural que promete diversos benefícios à saúde.

Acredita-se que o nome deriva do turco keif, cujo significado é “bem-estar” ou “bem-viver”. E não à toa. Trata-se de uma bebida probiótica,  fermentada a partir da ação de micro-organismos em leite ou água, as chamadas ‘bactérias do bem’. As do kefir são  específicas: micro grãos que se assemelham a pedacinhos de couve-flor, cuja textura é bastante semelhante ao iogurte.

Nas últimas décadas, o kefir se tornou popular em vários países da Europa, e de lá para outros continentes.Há pesquisas internacionais que relacionam a bebida à regulação da flora intestinal, melhora do sistema imunológico, e auxílio na diminuição de de doenças inflamatórias.

Mais:
Sensibilidade e intolerância ao glúten: entenda o que é

Fazer kefir em casa é fácil e tem baixo custo. De acordo com a nutricionista Thais Cardeal, o primeiro passo é encontrar alguém que possa doar o grão. A especialista explica que a receita não é difícil, mas todo o preparo do kefir deve ser feito em temperatura ideal e com muita atenção à higiene — o objetivo é que não haja contaminação das bactérias do ‘bem’.

“Muitas pessoas já fazem o kefir em casa. É um alimento que melhora a microbiota intestinal e, consequentemente aumenta a absorção das propriedades nutricionais dos alimentos”, diz.  Há quem conheça os grãos de kefir por nomes como cogumelos do iogurte, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, ou lotus de neve.

E se engana quem acha que o processo pode ser difícil. Se não for possível encontrar um “doador” por perto, basta uma rápida busca na internet para se deparar com sites especializados sobre a bebida. É nestas páginas que será possível conversar e encontrar pessoas dispostas a conceder um pouco da cultura dos grãos.

Mais: 
Açúcar é vilão no combate ao câncer?

Todo o processo de produção da bebida leva, no mínimo, um dia. Veja como é fácil fazer no leite:

Ingredientes
– Leite de preferência
– Grãos de kefir

Modo de preparo:
Em um pote de vidro esterilizado, acrescente uma colher de sopa de grão de kefir para cada meio litro de leite. Cubra o recipiente com um pano limpo, isso vai permitir que o ar circule ali dentro – você pode usar um elástico para ajustar e prender o pano no vidro. Depois disso, deixe a mistura descansar por cerca de 24h em local escuro e temperatura ambiente.

Após o tempo marcado, abra o pote e coe o leite. O líquido coado deve ser armazenado em um outro pote de vidro esterilizado. E pronto! Agora é só manter o recipiente devidamente vedado na geladeira. Os grãos de kefir que foram coados podem ser utilizados para nova fermentação. É só repetir todo o processo.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Vanilda Alves disse:

    Oi…Deixe aqui sua Mensagem

  2. Itevina cardoso bueno disse:

    Deigostei de saber um pouco do kifir aqui. Eusua Mensagem

  3. Itevina cardoso bueno disse:

    Gostei de conhecer. Sobre o kifir

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.