Pasta de amendoim: 5 benefícios que você precisa conhecer
Por Sofia Pilagallo
Nem todo mundo sabe, mas a pasta ou manteiga de amendoim foi apresentada em uma feira nos Estados Unidos em meados dos anos 1900, e posteriormente popularizada pelos soldados do exército estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial. De textura cremosa e bastante saborosa, rapidamente se tornou símbolo da culinária do país e é um dos ingredientes que não pode faltar na mesa das famílias americanas.
Mais:
Clean label: busca por “alimento limpo” vem para ficar
A versão tradicional da pasta de amendoim é produzida a partir do amendoim torrado seco e moído, e incrementada com óleos e outros ingredientes para dar sabor e textura. No entanto, é preciso estar atendo às marcas que comercializam o alimento com adição de açúcares e gordura hidrogenada — prejudiciais ao organismo. Sua versão integral, sem açúcar e conservantes, se tornou popular entre os brasileiros por ser mais saudável do que doces açucarados.
“Apesar de bastante calórico, o alimento pode ajudar a emagrecer, pois é rico em gordura monoinsaturada e proteína, o que aumentam a sensação de saciedade”, afirma a nutricionista Anna Carolina Di Credo. “Além disso, em sua composição há uma gordura monoinsaturada em especial chamada ácido oleico, que ajuda na queima de gordura localizada”, complementa.
Mais:
Alimentos funcionais: entenda o que são e como atuam em benefício da saúde
Como se não bastasse, a pasta de amendoim ainda é rica nas chamadas ‘gorduras boas’ e em diversos nutrientes, como magnésio, ferro, zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína. Mas, atenção: alérgicos não devem consumir o alimento.
Com a ajuda da especialista, Coração e Vida selecionou 5 benefícios dessa delícia saudável. Confira:
Previne doenças cardiovasculares.
As gorduras monoinsaturadas presentes na pasta de amendoim contribuem para a saúde do coração
Favorece o sistema imunológico.
Por ser rica em gorduras boas, como o ômega-3, o alimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir inflamação no organismo
Faz bem para os ossos.
O alto teor de magnésio presente na pasta de amendoim ajuda a melhorar a saúde óssea.
Protege contra Alzheimer
A pasta de amendoim é um dos alimentos mais ricos em niacina (vitamina B3), utilizada no tratamento da perda de memória relacionada à doença
É indicada para quem pratica musculação.
Além de todos os benefícios citados acima, o alimento ainda permite a hipertrofia (aumento de massa muscular), devido ao seu alto teor de proteínas e calorias. Por ser rico em potássio e magnésio, também favorece as contrações musculares, previne câimbras e reduz o risco de lesões e a fadiga muscular.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo