Coração e Vida | Pasta de amendoim: 5 benefícios que você precisa conhecer

Pasta de amendoim: 5 benefícios que você precisa conhecer

Alimento atua na proteção contra doenças cardiovasculares, auxilia na saúde da memória, entre outros benefícios. Saiba mais:

17.10.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

shutterstock_316086323__amendoim

Por Sofia Pilagallo

Nem todo mundo sabe, mas a pasta ou manteiga de amendoim foi apresentada em uma feira nos Estados Unidos em meados dos anos 1900, e posteriormente popularizada pelos soldados do exército estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial. De textura cremosa e bastante saborosa, rapidamente se tornou símbolo da culinária do país e é um dos ingredientes que não pode faltar na mesa das famílias americanas.

Mais:
Clean label: busca por “alimento limpo” vem para ficar

A versão tradicional da pasta de amendoim é produzida a partir do amendoim torrado seco e moído, e incrementada com óleos e outros ingredientes para dar sabor e textura. No entanto, é preciso estar atendo às marcas que comercializam o alimento com adição de açúcares e gordura hidrogenada — prejudiciais ao organismo. Sua versão integral, sem açúcar e conservantes, se tornou popular entre os brasileiros por ser mais saudável do que doces açucarados.

“Apesar de bastante calórico, o alimento pode ajudar a emagrecer, pois é rico em gordura monoinsaturada e proteína, o que aumentam a sensação de saciedade”, afirma a nutricionista Anna Carolina Di Credo. “Além disso, em sua composição há uma gordura monoinsaturada em especial chamada ácido oleico, que ajuda na queima de gordura localizada”, complementa.

Mais:
Alimentos funcionais: entenda o que são e como atuam em benefício da saúde

Como se não bastasse, a pasta de amendoim ainda é rica nas chamadas ‘gorduras boas’ e em diversos nutrientes, como magnésio, ferro, zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína. Mas, atenção: alérgicos não devem consumir o alimento.

Com a ajuda da especialista, Coração e Vida selecionou 5 benefícios dessa delícia saudável. Confira:

Previne doenças cardiovasculares.
As gorduras monoinsaturadas presentes na pasta de amendoim contribuem para a saúde do coração

Favorece o sistema imunológico.
Por ser rica em gorduras boas, como o ômega-3, o alimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir inflamação no organismo

Faz bem para os ossos.
O alto teor de magnésio presente na pasta de amendoim ajuda a melhorar a saúde óssea.

Protege contra Alzheimer
A pasta de amendoim é um dos alimentos mais ricos em niacina (vitamina B3), utilizada no tratamento da perda de memória relacionada à doença

É indicada para quem pratica musculação.
Além de todos os benefícios citados acima, o alimento ainda permite a hipertrofia (aumento de massa muscular), devido ao seu alto teor de proteínas e calorias. Por ser rico em potássio e magnésio, também favorece as contrações musculares, previne câimbras e reduz o risco de lesões e a fadiga muscular.


Revisão técnica 

Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.