Coração e Vida | 4 coisas que os homens devem fazer para cuidar da saúde

Coração e Vida

4 coisas que os homens devem fazer para cuidar da saúde

Além de cuidar da saúde da próstata, os homens precisam ficar atentos ao coração e também praticar atividade física com regularidade

12.11.2018 | por Equipe Coração e Vida

Dados mostram que muitos homens não têm hábito de cuidar da saúde, e que 31% deles não vão ao médico ou fazem os exames de rotina. Esse descuido leva a um prejuízo na prevenção de doenças. O corpo, porém, pode cobrar caro por esses anos de negligência. Veja abaixo o que o homem precisa saber para cuidar bem da saúde:

Atividade física é compromisso pessoal e intransferível para manter a saúde em dia - Foto: Shutterstock

Atividade física é compromisso pessoal e intransferível para manter a saúde em dia – Foto: Shutterstock

Cuidar da próstata: avaliar a saúde da próstata anualmente a partir dos 50 anos (45 para quem tem familiar com câncer de próstata) é fundamental para detectar eventuais problemas antes que eles aumentem. William Nahas, urologista do Hospital Sírio-Libanês explica que o crescimento da próstata é lento e que o crescimento de um câncer de próstata também é, por isso exames anuais são suficientes para detectar qualquer alteração, diagnosticar precocemente e tratar, quando necessário.

“O toque de próstata é um exame que dura alguns segundos”, tranquiliza o médico. Além disso, o especialista pedirá um exame de sangue que é a análise do PSA (antígeno específico da próstata).

Ficar atento à saúde do coração: um dos maiores inimigos do coração é o colesterol ruim (LDL) elevado. Além disso, a hipertensão é uma doença silenciosa que provoca danos a esse órgão vital. Para afastar esses problemas – e também o diabetes – é preciso se alimentar de forma saudável, praticar atividade física diariamente e, claro, visitar um médico anualmente para fazer os exames de rotina.

Parar de fumar: não é fácil abandonar o tabaco, mas há vários tratamentos – medicamentosos e psicoterápicos – que ajudam a acabar com o vício. O cigarro é um dos responsáveis por câncer de bexiga, de pulmão e de cabeça e pescoço. Além disso, prejudica profundamente o coração. Se tentou parar de fumar sozinho e não conseguiu, não hesite em procurar ajuda.

Praticar atividade física: são inúmeros os benefícios de praticar atividade física diariamente, ou ao menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana (no mínimo três vezes na semana). O exercício físico é capaz de diminuir o colesterol ruim, melhorar diabetes, prevenir vários tipos de câncer, proteger o coração, ajudar no combate à depressão, entre outras vantagens. Quem reservar um tempo diariamente para mexer o corpo vive com mais saúde.

Leia também: prevenção do câncer de próstata

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.