Coração e Vida | 5 alimentos ideais para quem tem DPOC

Coração e Vida

5 alimentos para quem tem DPOC

A doença pulmonar obstrutiva crônica já atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Veja como a dieta pode ser aliada ao tratamento:

20.12.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

FOTO: shutterstock

DPOC não tem cura, mas há tratamento. Cigarro está entre as principais causas da condição FOTO: shutterstock

 

Por Sofia Pilagallo

Dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 210 milhões de pessoas no mundo têm a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Mas, afinal, o que é exatamente DPOC?  “Trata-se de um quadro clínico no qual o paciente apresenta bronquite crônica combinada com enfisema pulmonar”, explica o médico pneumologista e pesquisador sênior do Hospital Oswaldo Cruz, Elie Fiss.

A bronquite crônica é caracterizada pela inflamação da mucosa dos brônquios, responsáveis pelo transporte de ar para dentro e fora dos pulmões. Já o enfisema pulmonar é caracterizado pela destruição de um grande número de alvéolos, responsáveis pela hematose, isto é, a entrada de oxigênio no sangue e a saída de gás carbônico.

Mais: 
Cigarro eletrônico e os danos pulmonares semelhantes a queimaduras

Entre os principais sintomas, sabe-se que ambas as doenças provocam tosse com catarro e falta de ar, fazendo com que, muitas vezes, seja difícil diferenciar uma da outra. O fator causador também é o mesmo: em geral, uso prolongado de cigarro. “Uma pessoa que não fuma dificilmente vai desenvolver DPOC”, afirma o especialista.

A doença não tem cura, mas tem tratamento. Este consiste em três etapas: comportamental, medicamentoso e reabilitação pulmonar. Primeiramente, é preciso parar de fumar – etapa comportamental. Depois, é preciso entrar com medicação: broncodilatadores, corticoide, e antibiótico quando necessário. Por último, também é importante realizar a chamada reabilitação pulmonar, “que consiste em exercícios dirigidos por fisioterapeutas para melhorar a qualidade de vida e respiração do paciente.”

Mas não é só isso. O que pouca gente sabe é que a dieta também pode ser excelente aliada durante o tratamento. Certos alimentos ajudam a fortalecer o organismo e a melhorar o sistema imunológico e pacientes PDC.

Mais:
Anvisa libera novo tratamento para pacientes com câncer de pulmão

Por isso, com a ajuda da nutricionista Julia Mauri, da reabilitação pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC, a equipe de Coração & Vida selecionou uma lista com os cinco principais deles.

Confira:

1- Suco de beterraba. Contém nitrato e é precursor de oxido nítrico, potente vasodilatador.  Parece ter efeito ergogênico (aumento da performance física durante o exercício), em indivíduos com DPOC de leve a moderado.

2- Frutas cítricas e verduras verdes escuras.
Por ser uma doença caracterizada pelo chamado estresse e oxidativo, aumentar o consumo de alimentos em antioxidantes (protetor das células – o que retarda o processo oxidativo), como frutas cítricas (morango, framboesa, limão e acerola) e verduras verdes escuras (agrião, escarola, couve etc) pode melhorar a função pulmonar.

3- Curcumina
Presente no açafrão e em temperos como o curry, pode ser adicionado em carne, frango, peixe, legumes e verduras cozidas. Auxilia na redução da inflamação causada pela DPOC, além de parecer ter uma melhora da função pulmonar.

4- Gema de ovo.
Rica em vitamina D, tem sido relacionada a menor risco reduzido de exacerbações ou crises de DPOC, consideradas moderada ou grave.

Mais:
Fumar um maço por dia causa 150 mutações por ano em células do pulmão

5- Peixes, sobretudo salmão, sardinha e atum.
Ricos em ômega-3, auxiliam no combate à inflamação e melhoram os sintomas pulmonares, deixando os músculos respiratórios mais fortes.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.