Coração e Vida | 5 maneiras de fazer das sobras uma bela sopa - Coração e Vida

5 maneiras de fazer das sobras uma bela sopa

Dê àquelas porções aleatórias e esquecidas de bons ingredientes uma nova vida – e um novo impulso à sua saúde também

27.07.2017 | por - Equipe Coração e Vida

A sopa é uma receita tão comum quanto versátil. Quanto mais diversificada, aliás, maior seu potencial para ser nutritiva – podendo trazer carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, além de micronutrientes como vitaminas e minerais, essenciais para a saúde.

Se acostumar a gastar alguns minutos e fazer a própria sopa é um excelente hábito. Acontece que as sopas processadas, seja do tipo pronto mesmo ou para diluir em água, normalmente têm uma quantidade muito grande de gordura e sódio (e, não raro, muitos conservantes).

Dar preferência aos alimentos naturais e fazer o preparo em casa, com uso moderado de sal, é a melhor maneira de receber um alimento mais saudável. É possível acrescentar verduras, legumes, carnes – e ainda grãos e outros ingredientes mais criativos, além de ervas e temperos.

Mas vamos um pouco mais além da variedade nutricional: usar sobras de comida pode contribuir muito para a questão do aproveitamento de alimentos, evitando desperdício. E isso não denigre em nada o cardápio ou a saúde. Muito, muito ao contrário.

A maioria das sobras de carne e legumes pode ser reduzida para fazer um caldo delicioso e nutritivo, assim como aquelas verduras que “não tiveram saída” podem voltar à panela e virar uma sopa cremosa e quentinha.

A seguir, a especialista em produção culinária Fabiana Badra Eid sugere cinco receitas rápidas para aproveitar alimentos. E aproveitar, depois, uma sopinha incrível.

Sopa de feijão                            

Para 2 porções

1 xícara de feijão cozido (qualquer tipo) e temperado

1 1/2 xícara de água

1 cenoura pequena cortada em cubinhos

1 pedaço pequeno de chuchu ralado

1/4 de xícara de massinha pequena para sopa (estrelinha, argolinha ou outra de sua preferência)

Salsinha ou coentro fresco picado

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

No liquidificador, bata o feijão com a água e se desejar peneire. Coloque na panela e leve ao fogo, com a cenoura, o chuchu e a massa. Deixe ferver, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos ou até a massa ficar cozida. Verifique o sal. Regue com um fio de azeite e salpique salsinha ou coentro fresco. Sirva em seguida.

Sopa de abóbora com lascas de frango assado

Para 2 porções

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite

300g de abóbora japonesa, sem casca, cortada em cubos

1 xícara de água

1 xícara de sobras de frango assado, desfiado em lascas

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 ramo de tomilho fresco

Em uma panela média, refogue o alho no azeite até murchar (sem deixar dourar) e acrescente a abóbora. Junte a água e deixe cozinhar, em fogo moderado, com a panela semitampada, até a abóbora desmanchar. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Amasse com um garfo grande ou amassador de batata até obter um creme. Se necessário, acrescente um pouco mais de água. Tempere com sal e pimenta e junte o frango. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo. Regue com um fio de azeite, salpique tomilho e sirva quente.

Sopa de batata com talos de agrião

Para 2 porções

2 xícaras de caldo de galinha ou de legumes

2 batatas médias cozidas e picadas

1 1/2 xícara de talos de agrião picados (e folhas se tiver)

Suco de 1/2 limão

1 colher (sopa) de azeite

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Em uma panela, acrescente a batata, o caldo e 1 xícara de água e deixe ferver. Bata a sopa com os talos de agrião (reserve algumas folhas para decorar) até virar um purê e cozinhe por 3 minutos. Tempere com o limão, o azeite, sal e pimenta. Decore com o agrião reservado e sirva com torradas.

Sopa de beterraba com carne

Para 2 porções

1/2 cebola cortada

2 colheres (sopa) de azeite

2 beterrabas cozidas e picadas

5 colheres (chá) de suco de limão

1 xícara de músculo cozido e desfiado ou outra carne assada desfiada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Cebolinha picada a gosto

Em uma panela, refogue a cebola no azeite até murchar. Junte a beterraba e 1 xícara de água e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e bata com um mixer ou liquidificador até obter um creme ralo. Volte à panela, tempere com o limão, sal e pimenta e junte a carne. Cozinhe por mais 5 minutos. Sirva a sopa quente com cebolinha e croûtons de pão de fôrma.

Sopa de legumes

Para 2 porções

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 cebola picada

1/2 abobrinha cortada em cubinhos

1 cenoura cortada em cubinhos

2 mandioquinhas picadas

2 talos de salsão picados

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Algumas folhas de manjericão

Em uma panela com o azeite, junte todos os ingredientes e leve ao fogo moderado por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem com cor vibrante. Adicione 2 xícaras de água fervente, tempere e deixe cozinhar por 15 minutos com a panela semitampada. Retire alguns pedaços de mandioquinha e amasse com um garfo. Volte à panela e deixe por mais 5 minutos ou até a sopa ficar mais encorpada. Retire do fogo, acrescente o manjericão e sirva com queijo ralado e mais azeite se desejar.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.