Coração e Vida | 5 opções de atividade física para suar a camisa

5 opções de atividade física para suar a camiseta

Combinação de exercícios aeróbicos com treinamentos de resistência aumenta o gasto calórico

18.12.2018 | por Equipe Coração e Vida

Exercícios físicos são fundamentais para a promoção da saúde e, aliados à alimentação balanceada, têm também papel fundamental na manutenção do peso. No entanto, será que existe algum tipo de atividade física mais eficiente quando pensamos em gasto calórico? A resposta é positiva.

Primeiro, é importante entender que para colher resultados com a prática de exercícios e esportes é necessário manter a consistência, ou seja, a regularidade semanal, respeitando os períodos de descanso para o organismo, inclusive as boas noites de sono. “Pensar apenas na atividade física não proporcionará o resultado que seu corpo precisa ter, pois todos esses componentes, que podemos chamar de pilares, interagem entre si”, destaca o educador físico Eric Haddad.

Os benefícios da atividade física para viver melhor

Corrida, boxe, natação, musculação e bicicleta são alguns exercícios que queimam muitas calorias por hora – Foto: Shutterstock

O profissional explica que, apesar de existir uma grande variedade de métodos de treinamento que prometem maior gasto calórico, destacam-se aqueles que intercalam momentos de grande intensidade de trabalho alternados com períodos menos intensos ou com descanso total, como treinos de corrida e as atividades aeróbicas de alto impacto. Porém, a quantidade de calorias queimadas varia entre um indivíduo e outro, pois tem relação com peso, biotipo, idade, preparo físico, composição corporal e outros fatores.

Musculação: a atividade trabalha com pesos e se torna mais intensa em um curto período de realização. A dica para quem gosta de musculação é alternar com atividades de maior duração como a bicicleta. “Busque também atividades que proporcionem momentos mais intensos, como saltos e movimentos que obriguem a exercer mais força”, explica Haddad.

Bicicleta: para quem tem lesões – e também quer “suar a camisa” -, a bicicleta costuma ser indicada por preservar articulações.

Corrida: a corrida é uma atividade excelente para aumentar a quantidade de cálcio nos ossos (principalmente para que tem osteoporose), melhorar a eficiência do coração e, consequentemente, queimar mais calorias, mas, quando mal orientada, pode gerar lesões sérias nas articulações, principalmente nos tornozelos, joelhos e quadris.

Existem pessoas que não estão aptas para calçar os tênis e sair pelas ruas ou mesmo correr na esteira, por isso, antes de começar os treinos, é de extrema importância passar por avaliação física. Por vezes, uma caminhada com passos mais largos e maior velocidade já é o suficiente, quando pensamos em gasto calórico.

Boxe: que tal unir a perda de calorias com o alívio da tensão? O boxe exige movimento constante e trabalha diversos músculos. Ótima combinação para combater a obesidade e melhorar o condicionamento físico.

Natação: a natação também é considerada um esporte completo por trabalhar todos os grupos musculares, melhorar a resistência física e a capacidade cardiorrespiratória. A atividade aquática ainda tem, a seu favor, o fato de não oferecer impacto para articulações e ligamentos, sendo recomendada para todas as idades.

Leia também: Saúde do coração: atividade física traz benefícios para cardiopatas

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.