Coração e Vida | 5 sinais que ajudam a identificar que seu filho precisa de óculos

5 sinais que ajudam a identificar que seu filho precisa de óculos

Quando a criança não enxerga bem, o desenvolvimento escolar e pessoal pode ser prejudicado

15.04.2019 | por Equipe Coração e Vida

Muitas vezes não é simples identificar que os filhos estão precisando usar óculos. Quando eles estão na fase escolar, o prejuízo de não ter a visão corrigida pode inclusive atrapalhar o aprendizado. Por isso, o Coração&Vida consultou a oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) para saber como identificar quando algo está errado.

De acordo com a especialista, a principal atitude dos pais é levar as crianças ao oftalmologista com regularidade. “O primeiro exame de vista pode ser feito em qualquer idade. Por exemplo, no nascimento já se faz uma espécie de exame de fundo de olho, que descarta várias doenças graves que a criança pode ter ao nascimento. É conhecido como teste do olhinho”, explica Lísia.

Dor de cabeça frequente é um dos sinais de que a criança talvez precise de óculos - Foto: Shutterstock

Dor de cabeça frequente é um dos sinais de que a criança talvez precise de óculos – Foto: Shutterstock

Com o teste do olhinho normal e sem outro histórico de algum problema, a criança pode voltar ao oftalmologista entre um e dois anos de idade. “Antes de um ano a visão não está completamente desenvolvida”, explica.

A importância de visitar um oftalmologista por volta dessa idade é porque a criança pequena nem sempre consegue informar aos pais que não está enxergando bem. “Os pais, no entanto, podem perceber pelo comportamento da criança, quando ela aponta alguma coisa que está mais longe e fala que não está enxergando, por exemplo”.

Sinais de que a criança pode estar com algum problema de visão

  1. Dor de cabeça frequente
  2. Reclama que está com a visão cansada
  3. Tem o comportamento de se aproximar das coisas para olhar, como chegar muito perto da TV, por exemplo
  4. Queixa-se de não enxergar determinadas coisas
  5. Quando já vai para a escola, a criança levanta frequentemente para ver a lousa

Miopia está em crescimento no mundo

A oftalmologista explica que há um crescimento de miopia no mundo. “Há estudos regionais mostrando que isso também está acontecendo no Brasil. O que temos de concreto é que esse aumento parece ter relação com o fato de as crianças não brincarem mais fora de casa, e usarem muito celular e tablet”, explica. “Elas não olham mais para longe, mas brincam olhando para perto, e isso parece estar relacionado ao aumento da miopia”, diz Lísia.

Para evitar o problema, o ideal é que as crianças passem mais tempo em atividades ao ar livre, brincando no quintal, no parque, e tenham exposição ao sol. Além disso, o ideal é diminuir o uso de dispositivos como celular e tablet. “Essas medidas reduzirão o risco de miopia”, diz Lísia.

+ Leia também: Odeia óculos? Tire suas dúvidas sobre a cirurgia de correção de grau

Revisão técnica 
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.