Coração e Vida | 7 motivos para você praticar natação

7 motivos para você praticar natação

Esporte considerado completo traz diversos benefícios para o corpo e a mente. Saiba mais:

29.10.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

shutterstock_515212093_natacao

Por Sofia Pillagalo

Considerado um esporte sem impacto, ou seja, não coloca em risco ossos e articulações, a natação está entre as das atividades mais completas e recomendadas para qualquer pessoa; desde bebês até idosos.

De acordo com a Cardiologista do Exercício do Hospital Sírio Libanês, Luciana Janot, o esporte é completo por possibilitar movimentos constantes e cadenciados, que ajudam a deixar os músculos mais fortes e flexíveis. “Pelo fato de haver demanda de diversos grupos musculares de membros superiores e inferiores durante a realização dos movimentos na água, o corpo inteiro é beneficiado”, diz.

A flexibilidade da musculatura do abdômen também está entre as vantagens de ser adepto ao esporte. Durante a natação, o movimento possibilita a estabilização do corpo na piscina, aumentando a expansão da capacidade cardiorrespiratória, além de estar relacionada com a redução do estresse. Mas não é isso.

Com a ajuda da especialista, Coração e Vida selecionou 7 motivos pelos quais vale a pena investir no esporte.
Confira:

1- Previne doenças cardiovasculares
Os movimentos corporais associados ao trabalho respiratório na água fortalecem a musculatura cardíaca. Isso aumenta a capacidade do coração de bombear sangue pelo corpo e elimina a gordura ao redor do órgão – o que previne  infarto e outras doenças.

2- Fortalece a musculatura do sistema respiratório
A natação fortalece a musculatura torácica. Com isso, os pulmões se expandem em elasticidade e volume, ampliando assim a capacidade de absorver oxigênio.

3- Estimula a perda de peso
Na água fria, além do gasto de energia para a realização dos exercícios, há também o gasto de energia para manter a temperatura do corpo.

4- Fortalece as articulações
O esporte exercita os músculos do corpo todo, e estes, por sua vez, protegem com mais eficácia os tendões e os ligamentos. Por isso, é recomendada para a terceira idade e pessoas que sofrem de doenças como artrite reumatoide.

5-Melhora a circulação sanguínea
O trabalho dos músculos facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos e células, melhorando a saúde de forma geral.

6- Reduz o estresse.
Além de liberar endorfinas como qualquer outra atividade física, especialistas relacionam o som da respiração, em conjunto com o som dos movimentos realizados na água a efeito de relaxamento; o que reduz o estresse.

7- Reduz sintomas de asma
A umidade do ar combinada ao exercício de respiração realizado pela boca durante a prática do esporte, a longo prazo, pode ajudar a melhorar ou até a curar a condição.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.