8 perguntas sobre saúde íntima

31 de julho - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

Dúvidas sobre saúde íntima são bastante frequentes. Pode fazer sexo todos os dias? E usar calça muito apertada, faz mesmo mal? Aproveitando o “Dia do Orgasmo”, celebrado nesta terça-feira (31), o Coração & Vida solucionou algumas perguntas frequentes de leitores, com orientação da médica ginecologista e obstetra Leila Domingues de Oliveira Corrêa. Confira abaixo:

1- É verdade que fazer sexo todos os dias pode trazer problemas de saúde como infecções urinárias?
Não há problema algum em ter relações sexuais diariamente. A infecção urinária pode estar relacionada ou não a frequência das relações sexuais. Para prevenir as infecções, é recomendado urinar logo após a relação, já que a urina acidifica a uretra e diminui a ascensão de bactérias que causam o problema.

2- Pode ter relações sexuais durante a menstruação?
Se os parceiros estiverem confortáveis, não há grandes problemas nas relações sexuais durante o período menstrual. Só vale reforçar que, mesmo assim, é necessário o uso do preservativo para evitar o risco de contaminação por ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e mesmo de engravidar, pois algumas mulheres têm ciclos irregulares e podem ovular durante a menstruação.

Preservativo é o único método eficaz para a prevenção de ISTs - Foto: Shutterstock
Preservativo é o único método eficaz para a prevenção de ISTs – Foto: Shutterstock

3- Usar calças muito apertadas, tanto por mulheres, quanto por homens, faz mal?
As calças muito apertadas deixam a região genital mais quente e úmida, o que pode favorecer, sim, a incidência de infecções.

4 – Quanto tempo depois de ter um bebê é indicado esperar para voltar a ter relações sexuais?
São indicados entre 30 a 40 dias para que a mulher se recupere dos processos naturais do parto.

5 – Existem homens que não conseguem mesmo usar preservativo?
Homens e mulheres podem ter alergia ao látex, um dos principais componentes dos preservativos masculinos. Porém, para esses casos, existem opções no mercado sem o material na composição, assim como os preservativos femininos. Por falta de hábito, alguns homens também sentem desconforto com o uso, entretanto a decisão deve levar em conta diversos fatores, lembrando que o preservativo é o único método eficaz para a prevenção de ISTs.

6 – E o sexo na terceira idade, como manter as relações sexuais na rotina?
O sexo na terceira idade não precisa ser um tabu. A capacidade de ter prazer existe em todas as fases da idade adulta, basta o casal se adaptar as mudanças que ocorrem no corpo. Na terceira idade, a diminuição na lubrificação vaginal pode levar ao desconforto durante o ato, mas existem tratamentos e técnicas para aliviar isso. A mulher pode fazer uso de lubrificantes à base de água, por exemplo, para não causar irritações locais, cremes ou óvulos com pequenas quantidades de hormônio local, sempre com indicação médica. O uso de estimulantes sexuais por homens também deve ser avaliado pelo especialista, levando em contas possíveis riscos para  a saúde.

7- Qual a diferença entre orgasmo clitoriano e vaginal? É verdade que o segundo tende a ser mais forte?
A diferença é apenas a região do corpo ligada ao prazer. Nos dois casos, pode ser intenso, dependendo dos estímulos locais, e nível de relaxamento da mulher, por exemplo.

8- Existe algum produto que ajude a estimular a excitação?
Alguns produtos no mercado promovem sensações diferentes, como de calor ou resfriamento na região genital. A experiência pode ser estimulante para o casal. Nesses casos, é sempre bom optar por produtos à base de água e com pouco óleo.


Revisão técnica

Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: