Para cuidar da saúde, aplique na tecnologia
Joguinhos são divertidos. Trocar mensagens, muito prático. E tem ainda aquela velha função de telefonar para pessoas. Os celulares ganharam um espaço imenso na rotina de todos – e, com os upgrades que surgem a todo o momento, ele tende a ser tornar mais e mais fundamental.
Com os aplicativos que podem ser adicionados nos smartphones, por exemplo, podemos saber a previsão do tempo para a semana, encontrar o caminho sem trânsito, ouvir rádios do mundo inteiro. E a saúde, então: cuidar melhor de si fica mais simples, estimulante e até mais divertido usando os aplicativos certos.
Esta repórter aqui decidiu testar vários deles, em diversas áreas de atuação da medicina e do bem-estar físico e mental. Foram dias avaliando os mais diversos apps, em português e outros idiomas, procurando uma seleção de programas que são boas pedidas para quem aprecia usar a tecnologia em favor de uma saúde de ferro.
Confira os mais bacanas, baixe, use. Você vai até respirar melhor.
Coração & Vida
Claro que, primeiramente, precisamos advogar em causa própria. Desenvolvido como uma plataforma portátil do site Coração & Vida, nosso aplicativo reúne o que, de mais importante, você pode levar consigo via celular. As reportagens e vídeos ficam disponíveis como na página da internet – e ainda existem aplicativos como “Quanto Custa o seu Cigarro” (uma calculadora que resume e alerta sobre gastos com o tabagismo, uma senhora ajuda para largar o vício), “Cálculo do IMC” (para saber o índice de massa corporal e checar se é necessário perder peso) e “Relação Cintura/Quadril” (cálculo cujo resultado revela riscos à saúde), entre outros.
Vacinas em Dia
A verdade é que o calendário de vacinação é extenso e cobra reforços, novas doses, novas vacinas periodicamente. Nem sempre todos lembram de checar as carteirinhas – então o aplicativo é, de fato, uma bela ajuda. O app é simples e, por vezes, os textos explicativos são longos demais, mas é mesmo uma mão na roda: traz todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações e outras opcionais. As doses de cada faixa etária estão descritas – e foi assim que eu descobri que posso ir no posto e, com meus 40 anos, vacinar contra tétano e difteria gratuitamente pelo calendário nacional. E eu vou (engolindo o choro).
Nike Running
Apesar do nome, não é um aplicativo só para quem deseja correr por aí (um dos esportes mais em voga hoje em dia). Eu usei no meu ritmo, para caminhadas – e são ótimas e muito estimulantes as funções de contar o tempo, o ritmo a cada quilômetro, rever o trajeto percorrido e ter o arquivamento de um histórico de saídas, além de acessar as músicas do meu banco de canções no celular. Funciona, aliás, muito bem essa interatividade de “conversar” com o usuário. Por isso mesmo, pede bons fones de ouvido acoplados.
Charity Miles
Hoje usei esse app e, além da caminhada, “doei” 20 centavos de dólar para a WWF, organização de preservação ambiental. O Charity Miles, como app de exercícios, é bem simplório – mas o interessante é que, como ele, correr, andar de bicicleta ou caminhar podem fazer mais do que ajudar a manter a forma, o que talvez estimule muita gente. Cada milha de exercício angaria fundos para dezenas de instituições de caridade parceiras. Com a ajuda de patrocinadores corporativos, o aplicativo conta o espaço percorrido e registra o quanto será doado para a instituição escolhida previamente. A gente se sente até melhor de fazer exercício (pela saúde e pela boa-ação).
Headspace
Esse aplicativo foi criado para dar aquela clareada na mente em apenas 10 minutos diários. Ele é em inglês, mas não é difícil a compreensão para quem tem o básico do idioma. Andy Puddicombe, dito especialista em mente e ex-monge, conduz o usuário na meditação. Você pode, primeiro, fazer uso grátis de 10 dias – e depois ver se quer pagar pelo app e ter outras possibilidades de programas. Surpresa: é bem capaz que você vá querer. Andy e sua voz suave guiam a sessão dizendo o que deve ser feito – como respirar calmamente, perceber o seu corpo e até permite escutar os barulhos ao redor, pensar na lista de compras, no trabalho ou o que estiver passando pela cabeça sem aquela obrigação de “esvaziar a mente”. Com design adorável, o Headspace tem ainda um ponto positivo: se um usuário se inscreve na parte paga, outro alguém ganha uma assinatura de presente. Se a moda pegar, certeza que o mundo ficará muito mais suave e centrado. Eu fiz cinco dias e faz quatro que me acho respirando profundamente melhor.
Sleep Bug
Não consegue dormir ao som dos vizinhos barulhentos, dos carros passando ou do cachorro latindo ao longe? Isso é péssimo. Sono ruim, saúde ruim. Mas o Sleep Bug pode ser a arma perfeita para embalar sonhos bons. Ele traz sons que transportam o usuário para a praia, um jardim zen ou para o meio de uma selva (e há botões extras para combinar “cenários”, como chuva com raios, floresta com tambores indígenas; meu favorito é “zen com flauta”, o que quer que seja isso). Há também um timer para desligar o app depois do tempo escolhido – e, com sorte, depois do sono embalado.
Water Your Body/ Drink Aqua
Que é preciso ingerir muito líquido diariamente para controlar melhor as funções do organismo, todo mundo sabe. Mas nem todos se lembram. Daí a beleza deste app: de acordo com o peso, o app Water Your Body calcula o quanto seu corpo precisa de água por dia, informa as quantidade e permite visualizar o plano em copos ou garrafas, disponíveis em várias capacidades. Ao beber água, ele informa o quanto você ainda precisa ingerir no dia para alcançar a meta. Esse é todo em inglês, mas existe ainda o Drink Aqua – muito mais simples no visual, mas que fornece o mesmo serviço em português e, como o Water Your Body, emite alertas sonoros e lembrete na tela do celular. É meu app favorito agora; mudei hábitos e deixei de ser “a esquecida desidratada”.
Mamãe Amamentação
Meus dias de aleitamento já passaram, mas esse é um aplicativo ótimo para mães recentes. Ele foca em monitorar a amamentação do bebê em tempo real usando o timer, mas também permite registrar sono e outros dados. É bacana porque dá para visualizar depois, talvez na consulta médica, os gráficos de atividades diárias, semanais ou mensais, facilitando a troca de informações. O app segue sendo útil também na entrada das mamadeiras e com relação à troca de fraldas, o que é bom quando mais de uma pessoa cuida da criança. Muito intuitivo, é uma boa ferramenta para as mães modernas – e uma boa também para ajudar a se organizar nesses primeiros anos de vida do bebê, sem tensão e nervosismo.
TecnoNutri
O que mais existe nas lojas de aplicativos são programas voltados para dieta e alimentação, especialmente em inglês. O TecnoNutri é legal por estar em português – e ser mais que um mero contador de calorias. É fácil de usar por quem decidiu acompanhar mais atentamente o que come, de maneira mais detalhada e buscando uma reeducação alimentar. O usuário preenche seus dados de início para fazer, depois, o acompanhamento de metas. Gráficos facilitam a visualização dessas metas e o progresso. Ele vira quase que um “assistente pessoal” da alimentação – mas funciona melhor se primeiro a pessoa consultar um nutricionista, é verdade. Senão, pode cansar logo. Eu ainda estou curtindo o processo, mas sem surtar com cada prato consumido. Aplicativo tem que ajudar, não obrigar.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo