Zika ameaça o feto em todas as fases da gestação, diz estudo
A infecção por zika pode prejudicar o feto em qualquer fase da gravidez, não apenas se a mãe adoecer nas primeiras semanas de gestação, como se imaginava inicialmente.
É o que mostra pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade da Califórnia, publicada no site da revista científica The New England Journal of Medicine. De 42 mulheres, 29% esperavam bebês com alterações no sistema nervoso central.
Os filhos de mulheres contaminadas entre a 5.ª e a 38.ª semanas de gravidez apresentaram más-formações, como microcefalia, calcificações cerebrais, restrição de crescimento intrauterino e ausência de hemisférios cerebrais.
A infecção pelo vírus também afetou a função placentária e houve casos de grávidas com pouco e até sem líquido amniótico. Dois fetos morreram.