Como prevenir problemas com álcool?
A ingestão de álcool é contraindicada para crianças e adolescentes, uma vez que seu sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento e, portanto, mais suscetível ao comprometimento de importantes funções cerebrais.
Especial do mês: Dois tipos de droga, inúmeros efeitos
Fatores genéticos podem estar ligados à dependência química
Álcool: da prevenção ao tratamento
Você sabia… Que a maior parte da cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia?
No Brasil, a lei proíbe a oferta de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. Mas como os jovens acima dessa idade irão usufruir deste direito sem trazer malefícios à saúde e à sociedade?
Pesquisas científicas mostram que determinadas atitudes dos pais são capazes de proteger os filhos do uso nocivo e pesado de álcool antes da idade permitida e na idade adulta.
Segundo o psiquiatra Valentim Gentil Filho, o suporte em questões gerais, monitoramento e boa comunicação entre pais e filhos são fatores de proteção bem conhecidos.
“O apoio é caracterizado quando os pais demonstram cuidado, atenção e aceitação para com seus filhos. Além disso, é necessário que exista consistência: a simples desaprovação do beber direcionada apenas aos filhos, mas com o ambiente de casa permissivo ao uso frequente e intenso de bebidas pelos adultos não tem efeito positivo”, ressalta.
Confira algumas orientações do especialista aos pais ou responsáveis:
Efeitos do álcool no organismo
A ingestão de bebidas alcoólicas provoca diversas ações em todo o organismo. Existem problemáticas relacionadas ao sangue, coração, cérebro, boca, faringe, esôfago, garganta, estômago, intestinos, fígado, pâncreas, laringe, brônquios, pulmões, órgãos dos sentidos como vista e ouvidos, órgãos secretores da urina e rins.
O álcool é absorvido pelo estômago e duodeno e, em instantes, cai na circulação sanguínea. Na primeira passagem pelo fígado, começa a ser parcialmente metabolizado.
“É no fígado que 90% das moléculas de etanol são metabolizadas e quebradas em partes menores para facilitar sua eliminação. Ele processa por hora o equivalente a uma lata de cerveja. O restante fica circulando no sangue e intoxicando, causando alterações e danos em diferentes órgãos.”
Confira abaixo os danos causados pelo álcool no organismo: