Como os medicamentos contra o câncer podem afetar o coração?

18 de março - 2015
Por: Equipe Coração & Vida

Thassio Borges

O propósito de combater o câncer por medicamentos quimioterápicos  pode  provocar, em alguns pacientes, efeitos nocivos ao coração. O avanço da Cardio-oncologia tem possibilitado à medicina brasileira conhecer e combater de forma mais eficaz os problemas que podem ser gerados nos tratamentos oncológicos. Na sequência do Especial de Cardio-oncologia, Coração & Vida publica entrevista exclusiva com a cardiologista Ludhmila Hajjar, coordenadora das UTIs cardiológicas do Instituto do Coração (InCor) e do Hospital Sírio-Libanês. Juntamente com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), as instituições desenvolveram no ano passado um centro voltado especificamente a esta área, com o objetivo de fomentar pesquisas e avanços.

Confira as outras matérias do Especial de Cardio-oncologia
Uma nova disciplina em defesa da vida
Superação em dose dupla

A seguir, a cardiologista explica os possíveis efeitos cardiovasculares dos quimioterápicos e da radioterapia e fala também sobre os grupos que apresentam maiores riscos no tratamento.

Ludhmila discorre ainda sobre o histórico da Cardio-oncologia no país e explica porque as pesquisas nesta área não tiveram grande destaque até o início dos anos 2000.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: