Nova terapia para tumor de mama é mais prática e ecológica
Optar por um tratamento de câncer de mama pode ajudar não só a saúde da mulher como também a do planeta. Uma terapia mais moderna se revelou mais ecológica e menos estressante para a paciente do que a tradicional em casos iniciais da doença.
Tradicionalmente, no estágio inicial da doença, a retirada do tumor costuma envolver sessões de radioterapia de 3 a 6 semanas. Mas, quando uma mulher se locomove para receber essas sessões, está consumindo combustível fóssil derivado do petróleo. Quanto mais viagens, mais carbono gera.
Já com a técnica nova, desenvolvida por uma equipe de pesquisadores internacional e chamada Targit (“targeted intraoperative radiotherapy”, radioterapia intraoperatória direcionada), basta uma sessão de radioterapia “interna” logo depois da retirada do tumor, quando se irradia a cavidade na mama onde ele estava alojado antes do médico fechar a incisão.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/06/1784153-nova-terapia-para-tumor-de-mama-e-mais-pratica-e-ecologica.shtml