Conselho de medicina aprova nova terapia para aumento da próstata
Uma técnica, pouco invasiva desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da USP e chamada de embolização das artérias da próstata, foi aprovada de vez neste ano e pode começar a ser utilizada por outros centros de saúde do Brasil. Ela já tinha recebido parecer favorável do CFM (Conselho Federal de Medicina) em 2014.
O aumento benigno da próstata atinge cerca de 30% dos homens acima dos 60 anos. O conselho publicou as normas para a prática e criou um site para o cadastramento das instituições de saúde e médicos que queiram realizar o procedimento. Por enquanto, a técnica só será realizada em instituições autorizadas pelo CFM.
Dos 250 pacientes que realizam o procedimento desde o início dos testes em 2008 no hospital, cerca de 90% melhoraram dos sintomas da doença. Nenhum dos pacientes tratados apresentou dificuldades de função sexual ou incontinência urinária.
Contudo, o tratamento não é indicado para homens com câncer de próstata, disfunção da bexiga, para aqueles que realizaram radioterapia na pélvis e para os que têm alergia ao contraste iodado usado. Nestes casos, a chance de os sintomas voltarem é maior.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/07/1794148-conselho-de-medicina-aprova-nova-terapia-para-aumento-da-prostata.shtml