Aos 40 anos, InCor inaugura novo pronto-socorro cardiológico

27 de abril - 2017
Por: Equipe Coração & Vida

No ano em que completa 40 anos, o InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (27) o seu novo pronto-socorro, passando a ser uma das emergências cardiológicas mais bem estruturadas da cidade de São Paulo.

O novo PS está integrado ao setor de exames diagnósticos e à hemodinâmica, que ocupará três andares. Antes, os pacientes tinham que ser transferidos para outro prédio para fazer os procedimentos.

O tamanho do pronto-socorro quase triplicou, de 600 m² de área para 1.600 m². Só serão atendidos no local casos cardiológicos graves, encaminhados por outros serviços de saúde. Hoje, são realizados cerca de 900 atendimentos ao mês na unidade.

O InCor celebra seu aniversário com motivos de sobra para comemorar. Centro de pesquisas e de excelência no tratamento de doenças cardiovasculares, a instituição é também a esquina onde a política e a medicina se encontram.

Ao longo de sua história, foi e continua sendo um hospital de referência para a população em geral, políticos, autoridades e personalidades do meio artístico, cultural e social.

O hospital foi o cenário de capítulos importantes da história nacional. No InCor, o presidente eleito Tancredo Neves passou os últimos dias de sua vida e foi escrita uma importante página de redemocratização do País.

“Sou filho do InCor, um hospital que impulsionou minha carreira médica e me ensinou a ver o ser humano com os olhos da sensibilidade e da solidariedade. Um gigante de 500 leitos e milhares de funcionários, que beneficia a um sem-fim de pacientes a cada ano”, afirmou o cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do conselho diretor da instituição.

Segundo o especialista, além da tecnologia, o InCor tem uma grande vantagem. “O humanismo, o carinho com as pessoas que precisam dessa instituição.”

Essa mesma opinião é compartilhada pelo infectologista David Uip, secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

“Se o InCor, o Hospital das Clínicas, é o que é hoje, deve aos funcionários que aqui trabalham. Aqui se lidera ensino, pesquisa e atendimento. Não conheço nada parecido, a não ser em hospitais privados”, afirmou.

O governador Geraldo Alckmin, por sua vez, destacou a valorização da emergência. “Emergência é vida. Qualquer minuto, segundo, faz diferença. Estamos inaugurando o melhor PS de cardiologia de São Paulo, do Brasil, da América Latina, do Hemisfério Sul e quiçá do Planeta.”

Durante a construção do novo prédio, o pronto-socorro funcionou em um espaço ao lado. Ao mesmo tempo, o sistema de entrada mudou e houve uma hierarquização do atendimento do paciente Sistema Único de Saúde (SUS).

InCor

O InCor dispõe de 3.207 profissionais e já realizou 125 mil cirurgias, 371 mil estudos hemodinâmicos, 1,1 milhão de  atendimentos de emergência, 6 milhões de consultas, 4,9 milhões de exames de diagnóstico por imagem e 59 milhões de exames de laboratório.

Na ciência, foram 9.678 publicações em revistas internacionais e no ensino, 25 mil alunos capacitados, desde a graduação até a pós-graduação, passando por cursos de Aprimoramento, Estágio e Residência médica e multiprofissional.

O InCor também está hoje entre as sete instituições do mundo em números de transplantes de órgãos. Desde o primeiro transplante realizado na instituição, em 1985, foram 594 de coração em adultos, 241 em crianças e 313 de pulmão até hoje.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: