Por uma ceia mais saudável nas festas de Natal e Ano Novo
Chega o fim de ano e com ele as tradicionais festas de Natal e Ano Novo. Para quem se dedica a manter uma alimentação saudável e balanceada, esta época costuma trazer o desafio de “não sair da linha” diante do vasto cardápio servido nas comemorações com familiares e amigos.
Pensando nas pessoas que desejam comemorar o período, mas sem descuidar da alimentação, o site Coração & Vida consultou a nutricionista Paula Mintz Hertel para obter dicas e orientações sobre ceias saudáveis para o Natal e o Ano Novo.
De acordo com Hertel, um dos principais desafios do período é entender que a fartura na mesa não significa exagerar nas refeições. “Coma apenas o suficiente! Aproveite as festas para ver os amigos e a família e não para comer”, recomenda.
As orientações da nutricionista estão relacionadas também aos momentos que antecedem a ceia. De acordo com ela, é recomendável fazer um lanche saudável com frutas e cereais integrais antes das festas. Dessa forma, você não irá exagerar na quantidade de alimentos ingeridos durante os eventos.
É importante se atentar à alimentação durante todo o dia, priorizando refeições mais leves, a base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas. A lógica, inclusive, é realizar pequenos esforços todos os dias para evitar se submeter a dietas consideradas radicais logo nos primeiros dias do ano.
Nas ceias, Hertel aponta que é melhor começar pela salada, optando por uma seleção bem colorida e temperada. Além disso, é possível apostar no consumo de fibras (frutas secas, amêndoas, damascos, castanhas, ameixa), pois estas promovem uma sensação de saciedade e evitam o exagero nos alimentos mais pesados da ceia.
“Frutas frescas, legumes e folhas devem ser mantidos sem restrições. Já as oleaginosas, como as castanhas, avelãs e nozes, devem ser consumidas com moderação, devido ao alto índice calórico. Controle as porções dos alimentos para não ingerir quantidades maiores do que o necessário, assim evitará aquele mal-estar e vai saborear a comida sem culpa”, avalia a nutricionista.
Hertel discorre ainda sobre dois pontos considerados “perigosos” para aqueles que desejam manter uma alimentação balanceada no final do ano: as bebidas alcoólicas e os acompanhamentos.
“Os acompanhamentos normalmente são arroz, farofas variadas, cuscuz, etc. Por serem fontes de carboidratos, opte por apenas um. Uma boa dica é fazer o arroz integral com lentilhas, por exemplo, ou as farofas mais sequinhas, evitando bacon e linguiça”, afirma.
Em relação às bebidas alcoólicas, a nutricionista aponta que não é necessário excluí-las das comemorações. “Mas vale lembrar que 1ml de álcool tem 7kcal [enquanto 1g de açúcar tem 4kcal]. Intercale uma taça de vinho ou champagne com água ou sucos de frutas”, esclarece.
Por fim, em relação às sobremesas, o ideal é escolher uma opção de sua preferência e comer apenas um pedaço. No entanto, a nutricionista deixa claro: evite a culpa e aprecie com prazer os alimentos que escolher. Do contrário, o esforço também será em vão.
“Tire o foco da comida. O importante é estar com as pessoas, confraternizar e até planejar uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano”, finaliza.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo