Exercícios físicos ajudam a melhorar a vida sexual?

02 de outubro - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

Os benefícios da atividade física são inúmeros e amplamente conhecidos. Quando realizada de maneira regular, a prática de exercícios físicos ajuda a prevenir doenças como obesidade e diabetes, diminui a perda de massa óssea e favorece a saúde mental, auxiliando na manutenção do bom humor e da autoestima.

E quando falamos de vida sexual, o esporte tem algum papel na melhora do sexo? Segundo os estudiosos, a resposta é positiva e diferentes estudos sugerem que movimentar o corpo contribui ativamente para tornar ainda melhor os momentos íntimos.

O aperfeiçoamento das aptidões sexuais de quem se exercita está diretamente ligado à melhora da resistência física, do tônus muscular e da composição corporal, conforme artigo de Carol Krucoff e Mitchell, publicado no livro American Fitness.

Prática de atividade física melhora a satisfação com o próprio corpo e a disposição psicológica para o momento íntimo - Foto: Freepik
Prática de atividade física melhora a satisfação com o próprio corpo e a disposição psicológica para o momento íntimo – Foto: Freepik

Outro estudo sugere que o aumento do fluxo sanguíneo, motivado por exercícios, melhora a irrigação em todo o corpo, inclusive na região genital, contribuindo para o funcionamento dessa área.

Para Helena Viana, educadora física e doutora em sexualidade na velhice, o indivíduo desenvolve sua saúde cardiovascular, sua força muscular e, inclusive, a satisfação com o próprio corpo, melhorando sua condição física para a atividade sexual e sua disposição psicológica para esse momento, onde se sente melhor consigo mesmo.

Leia mais: Aprenda exercícios simples para fazer no trabalho 

E quais exercícios devemos praticar? Isso vai de acordo com a idade e as escolhas individuais, uma vez que para manter a regularidade, a atividade física precisa ser agradável para quem a pratica.

Vale lembrar que o desejo sexual é influenciado por inúmeros fatores e a falta de atividade física não diminui diretamente o interesse por sexo.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: