Primeiros-socorros: saiba como agir se a criança ingeriu produtos químicos

31 de outubro - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

Por Thassio Borges

Crianças naturalmente são peraltas. Pela inocência da idade, acabam em situações muitas vezes complicadas – e até perigosas. Por esse motivo, é importante saber prestar os primeiros-socorros às crianças, pois os momentos iniciais são cruciais para colocar a criança fora de risco. Um dos problemas que os pais enfrentam é quando os pequenos ingerem produtos químicos, como aqueles para limpeza. Dependendo do produto, é considerado uma emergência médica e é preciso correr com a criança para o hospital. Uma forma simples de saber o que fazer é ligar para o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) e explicar o que aconteceu, e qual foi o produto ingerido. Os profissionais são treinados para orientar o que deve ser feito: se os pais podem aguardar com a criança em casa, ou se será preciso leva-la ao pronto-socorro.

Jamais ofereça leite ou água à criança após a ingestão de produtos químicos - Foto: Shutterstock
Jamais ofereça leite ou água à criança após a ingestão de produtos químicos – Foto: Shutterstock

O contato com substâncias químicas pode trazer riscos ao organismo, variando de manifestações leves a graves, com risco de morte. As crianças geralmente ingerem essas substâncias no ambiente doméstico e de forma acidental. A criança pode apresentar vômitos, salivação excessiva, alterações de comportamento, sonolência, convulsão, dificuldade para respirar, queimadura ou vermelhidão no local de contato com as substâncias.

As substâncias geralmente ingeridas são: medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas, tintas, graxas, xampus, cremes e cosméticos diversos, bebidas alcoólicas, dentre outras. Cada Estado tem os seus centros de intoxicação. Em São Paulo, há o CEATOX e o CCI Jabaquara. Em quadros leves, pode-se recorrer a estes serviços, que funcionam 24h.

O que fazer

1 – Se a criança estiver desmaiada, chame o resgate imediatamente, por meio do 192;

2 – Tente identificar o produto ingerido, a quantidade e o horário aproximado do ocorrido.

3 – Se houver queimadura ou vermelhidão local, lave imediatamente com água corrente, principalmente se houver contato com os olhos.

4 – Retire as roupas que contenham o produto. O contato prolongado pode piorar as reações de pele e aumentar risco de inalação de algumas substâncias que provocam inflamação pulmonar;

5 – Leve a criança ao serviço médico mais próximo, com o rótulo ou embalagem do produto e bulas dos medicamentos.

Erros comuns

– Não ofereça água ou leite na sequência, pois podem aumentar a absorção da substância química;

– Não induza vômitos, principalmente quando a substância tem soda cáustica na composição. Esse produto lesa o esôfago quando em contato com a parede do órgão; assim lesará quando a criança ingerir e quando vomitar, piorando o quadro.

Leia mais: Primeiros-socorros em crianças: engasgo e queimadura

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: