Infarto e dor no peito: é sempre assim? Dr. Kalil explica

27 de dezembro - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

Se perguntássemos a um grupo de pessoas qual é o principal sintoma do infarto, provavelmente a resposta seria de que é uma forte dor no peito. No entanto, nem sempre é essa dor que se manifesta primeiro, o que pode induzir muita gente ao erro e custar até mesmo a vida pela falta de conhecimento para buscar ajuda médica.

O cardiologista Dr. Roberto Kalil explica que, por a maioria das pessoas acreditar que esse é o único sintoma, muitos demoram para procurar um hospital quando estão infartando.

Infarto nem sempre provoca dor no peito - Foto: Shutterstock
Infarto nem sempre provoca dor no peito – Foto: Shutterstock

“O sintoma mais clássico que se aprende na faculdade de medicina é a chamada dor no peito. É um aperto no peito, uma pressão como se fosse uma ‘pata de cavalo’ pisando no peito, caminhando para o pescoço, para o braço, acompanhada de sudorese, náuseas e falta de ar. É o sintoma clássico”, explica.

No entanto, em até 50% das vezes, o infarto não se manifesta com a dor no peito. Ele pode também se apresentar como uma dor nas costas, no estômago. “E aí a pessoa toma um analgésico, um copo de água e isso passa. E pensa que, se a dor passou, não era nada do coração. Não se engane com isso”, alerta o especialista.

Para se ter ideia, um infarto pode se confundir até mesmo com dor de dente. “Pessoas manifestam estar com dor na mandíbula ou no dente. E, dependendo da situação, não é. Você pode estar sofrendo um infarto”, explica.

A recomendação é sempre procurar um médico por mais estranho que seja o sintoma.

Assista ao vídeo em que o Dr. Kalil explica mais sobre a relação entre dor no peito e infarto:

Veja também: Dr. Kalil explica qual é a melhor forma de ir ao pronto-socorro em caso de infarto

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: