Dr. Kalil explica por que o excesso de álcool aumenta o risco de infarto
Que comer gordura excessivamente pode aumentar o risco de formar placas nas artérias e levar a um infarto, todos já sabemos. Mas você sabia que o excesso de álcool também faz muito mal ao coração? O cardiologista Dr. Roberto Kalil explica a relação entre a bebida alcoólica e o infarto do miocárdio.
“O álcool pode ser prejudicial se consumido em excesso, pois, aumenta os níveis da pressão arterial. Então, se você é uma pessoa hipertensa e abusa do álcool, você vai ter o descontrole da pressão arterial”, alerta o especialista.
“Além disso a ingesta do álcool pode aumentar os triglicerídeos e aumentar a glicemia. Então, se você é diabético e abusa do álcool, pode piorar os seus níveis de glicemia, descontrolar seu diabetes e, com isso, aumentar o risco do infarto”.
O cardiologista também explica que há uma outra situação provocada pelo excesso de álcool: o enfraquecimento do músculo do coração. “É a chamada miocardiopatia, que deixa o coração mais fraco. Uma das causas pode ser o abuso de bebidas alcoólicas durante décadas”, diz.
Com moderação é bom
Por outro lado, explica Dr. Kalil, há estudos na literatura de que mostram que baixas doses de álcool, como por exemplo o vinho, que tem substâncias antioxidantes, pode proteger e reduzir a incidência de doença cardiovascular. “A palavra é moderação”, finaliza o cardiologista.
Veja abaixo o vídeo em que o Dr. Roberto Kalil explica a relação entre o álcool e o infarto do miocárdio:
Leia também: Mulher também pode sofrer infarto? Dr. Kalil explica