Quer mais saúde? Dr. Kalil explica como sair do sedentarismo
“O que não pode é ficar parado”, já adianta o cardiologista Dr. Roberto Kalil. Você sempre ouve falar que fazer exercício é essencial para a sua saúde, mas acha muito difícil começar? Dr. Kalil explica a importância de sair do sedentarismo e ganhar mais saúde cardiovascular.
“O sedentarismo, ou seja, ficar o tempo inteiro parado, sentado, sem fazer atividade física, pode ser mais perigoso para o coração e para a sua saúde do que os quilos a mais, por exemplo. Não que seja bom ficar obeso”, explica o médico.
“Tire da cabeça que você precisa se tornar um atleta. Bastam 150 minutos de atividade moderada por semana para não ser uma pessoa sedentária”, diz o cardiologista. Ou seja, é possível dividir esse tempo em 30 minutos por dia, cinco dias na semana. “Já faz toda a diferença para a sua saúde”, recomenda.
Não pense só na academia
Quando se fala em praticar uma atividade física, é a academia que vem primeiro à mente. Mas está errado. Na rua ou no parque também dá para fazer bastante coisa – e de graça.
“Essa é apenas uma das opções. Dá para começar com uma caminhada leve, e aumentar intensidade gradativamente até chegar a uma caminhada mais rápida. Se você não gosta de academia, por exemplo, vale a pena buscar algo que goste de fazer, como natação, bicicleta, corrida, dança, hidroginástica, entre outros. O que não pode é ficar parado”, alerta.
E o médico garante: depois de começar – que é o mais difícil de fazer – vamos notar diferença na disposição no dia a dia. “Lembre-se: o exercício é o elixir da vida. A sua saúde está nos seus pés. Faça exercício”, completa.
Veja abaixo o vídeo em que o cardiologista fala mais sobre como sair do sedentarismo:
+ Leia também: Dr. Kalil explica como identificar sinais de AVC