Fit dance: que tal unir a atividade física com a dança?
Muitos desistem de fazer atividade física porque acham a rotina monótona ou entediante. No entanto, há atividades que são estimulantes – como o Fit Dance. Nessa modalidade há os benefícios dos exercícios físicos com a leveza da dança. O educador físico Eric Haddad explica ao Coração&Vida as vantagens de unir o exercício físico com a dança.
“O Fit Dance é muito interessante pela sua particularidade de unir a dança com movimentos coreografados. Por conta dessa característica, abrange aspectos que se assemelham a um programa de treinamento com movimento, fugindo da característica do modelo convencional de treinamento, por meio de exercícios localizados ou atividades competitivas”, explica.
Por essa razão, é possível se divertir ainda mais durante o movimento.
Benefícios do Fit Dance
– Desenvolvimento cardiovascular e aceleração do metabolismo;
– Melhora da capacidade de raciocínio;
– Melhora do movimento nas atividades esportivas;
– Equilíbrio corporal, fazendo com que os músculos e articulações se desenvolvam da melhor forma;
– Desenvolvimento da coordenação de braços e pernas, além da estabilidade da coluna;
– Aumento da capacidade de posicionar o corpo no ambiente
– Queima de calorias, por ser um exercício aeróbico
Com esses benefícios, o Fit Dance acaba sendo uma atividade indicada para todos – desde que a pessoa não tenha restrições médicas.
Faz bem para a mente
A atividade física aeróbica é ótima para a saúde mental, já que afasta o risco de depressão e ajuda no tratamento dela, bem como diminui a ansiedade. Além disso, por ser uma atividade dinâmica, Haddad explica que o Fit Dance proporciona um momento de atenção plena nos movimentos.
“Junto ao benefício corporal, faz o cérebro entrar em um estado de consciência plena, com foco único, ajudando em aspectos importantes, como aumento da autoestima, diminuição do estresse e depressão, além de uma série de benefícios associados ao cérebro”, detalha.
Por essa razão, o Fit Dance é uma opção também para, além do corpo, cuidar da mente, principalmente para quem vive em grandes cidades tomadas pela agitação diária.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo