Chá de goji berry, branco, ou indiano para aquecer os dias frios
Há controvérsias, mas a verdade é que o inverno é uma das estações mais gostosas do ano. A vontade de ler um bom livro embaixo das cobertas aumenta, e a de terminar aquela série favorita – e, por que não, emendar outra — também. Melhor ainda é aliar a tudo isso uma bebida quente e suave, como o chá. “Naturais, sem açúcar ou adoçantes artificiais, os chás são ótimas alternativas para hidratar o organismo, ainda mais nesta época do ano em que as pessoas tendem a ingerir menos líquido”, explica a alergista e imunologista clina do Hospital Sírio Libanês, Fanny Lima.
Para tornar o seu inverno ainda melhor, separamos cinco receitas com esta bebida suave e saborosa.Veja abaixo:
Chai indiano:
Se você ainda não conhece esta bebida milenar, esta é a hora. Também conhecido como masala chai, é originário da Índia e ganhou a atenção do mundo ao unir sabor marcante com diversos nutrientes. Preparado com especiarias, dá pra incluir noz-moscada, cravo, canela e gengibre. Chá preto também vai na receita. Diferentemente do modo de preparo comum, com água, este é preparado com leite. O chai indiano influencia a criatividade, e possui efeito calmante, trazendo sensação de bem-estar.
Ingredientes:
– 1 xícara (de chá) de água
– 2 canelas em pau
– 1 colher (de chá) de gengibre ralado
– 3 unidades de cravo
– 1 sache de chá preto
– 2 xícaras (de chá) de leite vegetal (de amêndoas, por exemplo)
– 1 colher de açúcar de coco
Modo de preparo:
Coloque a água na panela, juntamente com todas as especiarias. Ferva por 10 minutos. Desligue o fogo e adicione o chá preto. Tampe para fazer infusão. Depois, coe a água e e adicione o leite vegetal de sua preferência. Adoce com açúcar de coco e…voilá!
Branco:
Além de desintoxicar e melhorar o funcionamento do organismo, o chá branco é conhecido por ser diurético, além de ser rico em antioxidantes — responsáveis por protegerem as células contra o envelhecimento precoce. Por conter l-teanina, substância que favorece a produção de hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, é bastante relaxante. Suas folhas ainda possuem cafeína, que auxilia no aceleramento do metabolismo.
Ingredientes:
– 2 colheres (de sopa) de folha da Camellia Sinensis (chá branco)
– 2 litros de água
– mel a gosto
Modo de preparo:
Coloque a água no fogo e, antes que comece a ferver, desligue. Depois, coloque as folhas e tampe com um pano por cerca de 5 minutos. É recomendável o consumo de duas xícaras do chá por dia — consumido quente ou frio.
Gengibre, limão e hortelã
Antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Estas são as principais características deste chá. Tais propriedades protegem o sistema imunológico, auxiliam no metabolismo, no combate a infecções na garganta, e ainda é delicioso. Mas, atenção: evite tomar mais do que três xícaras por dia. O gengibre em excesso pode causar irritação ao estômago.
Ingredientes:
– 5 centímetros de gengibre descascado e fatiados
– 2 xícaras (chá) de água
– 2 colheres (sopa) de mel
– suco de ½ limão
– 6- 10 folhas de hortelã
Modo de preparo:
Ferva a água com o gengibre por dez minutos. Após desligar o fogo, adicione mel, limão e hortelã e está pronto. É simples e rápido de fazer.
Camomila:
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros sofre de insônia. Se você faz parte desta estatística, investir no bom e já conhecido chá de camomila é um acerto. A planta medicinal tem propriedades relaxantes, que auxiliam no tratamento da ansiedade, digestão, enjoo e ainda alivia cólicas menstruais. Se a proposta é dar um toque especial à bebida, acrescente cascas de laranja ou limão.
Ingredientes:
– 2 colheres de chá de flores secas de Camomila
– 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Em 250 ml de água fervente, adicione as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tampe o recipiente, e deixe a bebida repousar durante cerca de 10 minutos. Coe antes de beber, e já poderá ser servido.
Goji berry:
Sim, é possível fazer chá daquela frutinha pequena, vermelha e cítrica, classificada como ‘superalimento’. Desde que surgiu, há milhares de anos na região do Himalaia, na Ásia, tem chamado a atenção de pesquisadores ao redor do mundo. Rica em vitamina C, responsável pela proteção do sistema imunológico, e em propriedades antioxidantes, capazes de prevenirem o envelhecimento precoce das células, a goji berry também é rica em vitaminas do complexo B e minerais.
Ingredientes:
– 200 ml de água quente
– 1 colher de sopa de goji berry natural (ou desidratada)
Modo de preparo:
Adicione a fruta à água quente, e deixe descansar por 10 minutos. Depois desse tempo, basta coar e ingerir o chá.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo