Dr. Kalil responde: 5 exames para avaliar a saúde cardíaca
Responsável por bombear o sangue para todas as partes do corpo, o coração é um dos principais órgãos humanos. Por isso, o bom funcionamento de todo organismo depende da atividade cardíaca.
De acordo com o cardiologista Dr Roberto Kalil, check ups cardiológicos são extremamente importantes e devem ser feitos anualmente a partir dos 35 anos. Para quem tem histórico familiar de obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes e outras condições que representem um risco para o desenvolvimento de doenças cardiológicas, o recomendado é começar bem antes, a partir dos 20 anos. Mas, claro, toda avaliação é individual.
Os exames podem ajudar no diagnóstico e no tratamento de condições como arritmia e demais doenças. “Estes exames são muito importantes, mas eliminar quadros de risco como hipertensão, glicemia e tabagismo, são imprescindíveis”, explica.
Por isso, o site Coração&Vida listou cinco principais procedimentos que avaliam a saúde do coração:
Eletrocardiograma
Também chamado de ECG, é um registro gráfico da atividade elétrica do coração. A partir dele, o cardiologista pode diagnosticar arritmias e indicar o melhor tratamento.
Ecocardiograma
É um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração são transmitidas para um monitor. O teste é utilizado para a detecção de alterações estruturais e funcionais do coração.
Holter
O holter utiliza um pequeno aparelho gravador portátil que registra continuamente, normalmente por 24 horas, a atividade elétrica do coração. O exame é utilizado para identificar e diagnosticar arritmias cardíacas. Também é indicado quando há sintomas como desmaio, palpitação, tontura e suspeita de fibrilação atrial.
Teste de esforço
Nesse exame, são colocados eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma enquanto o mesmo se exercita em uma esteira ergométrica. O teste é utilizado para identificar isquemia do miocárdio, para esclarecer os motivos de uma dor torácica e para que o médico avalie a tolerância de esforço do paciente.
Cintilografia do miocárdio
Trata-se de um exame que avalia o fluxo sanguíneo das artérias que nutrem o coração (coronárias) e sua distribuição no músculo cardíaco. O procedimento é dividido em duas etapas: uma em repouso e a outra de esforço, físico ou farmacológico, a critério do médico.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo