Kefir: conheça este superiogurte saudável
Por Sofia Pilagallo
Você já deve ter ouvido falar em Kefir. Mas se não conhece, certamente vai se interessar por esta bebida natural que promete diversos benefícios à saúde.
Acredita-se que o nome deriva do turco keif, cujo significado é “bem-estar” ou “bem-viver”. E não à toa. Trata-se de uma bebida probiótica, fermentada a partir da ação de micro-organismos em leite ou água, as chamadas ‘bactérias do bem’. As do kefir são específicas: micro grãos que se assemelham a pedacinhos de couve-flor, cuja textura é bastante semelhante ao iogurte.
Nas últimas décadas, o kefir se tornou popular em vários países da Europa, e de lá para outros continentes.Há pesquisas internacionais que relacionam a bebida à regulação da flora intestinal, melhora do sistema imunológico, e auxílio na diminuição de de doenças inflamatórias.
Mais:
Sensibilidade e intolerância ao glúten: entenda o que é
Fazer kefir em casa é fácil e tem baixo custo. De acordo com a nutricionista Thais Cardeal, o primeiro passo é encontrar alguém que possa doar o grão. A especialista explica que a receita não é difícil, mas todo o preparo do kefir deve ser feito em temperatura ideal e com muita atenção à higiene — o objetivo é que não haja contaminação das bactérias do ‘bem’.
“Muitas pessoas já fazem o kefir em casa. É um alimento que melhora a microbiota intestinal e, consequentemente aumenta a absorção das propriedades nutricionais dos alimentos”, diz. Há quem conheça os grãos de kefir por nomes como cogumelos do iogurte, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, ou lotus de neve.
E se engana quem acha que o processo pode ser difícil. Se não for possível encontrar um “doador” por perto, basta uma rápida busca na internet para se deparar com sites especializados sobre a bebida. É nestas páginas que será possível conversar e encontrar pessoas dispostas a conceder um pouco da cultura dos grãos.
Mais:
Açúcar é vilão no combate ao câncer?
Todo o processo de produção da bebida leva, no mínimo, um dia. Veja como é fácil fazer no leite:
Ingredientes
– Leite de preferência
– Grãos de kefir
Modo de preparo:
Em um pote de vidro esterilizado, acrescente uma colher de sopa de grão de kefir para cada meio litro de leite. Cubra o recipiente com um pano limpo, isso vai permitir que o ar circule ali dentro – você pode usar um elástico para ajustar e prender o pano no vidro. Depois disso, deixe a mistura descansar por cerca de 24h em local escuro e temperatura ambiente.
Após o tempo marcado, abra o pote e coe o leite. O líquido coado deve ser armazenado em um outro pote de vidro esterilizado. E pronto! Agora é só manter o recipiente devidamente vedado na geladeira. Os grãos de kefir que foram coados podem ser utilizados para nova fermentação. É só repetir todo o processo.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo