7 motivos para você praticar natação
Por Sofia Pilagallo
Considerado um esporte sem impacto, ou seja, que não coloca em risco ossos e articulações, a natação está entre as atividades consideradas mais completas e recomendadas por especialistas para qualquer pessoa; desde bebês até idosos.
De acordo com a Cardiologista do Exercício, do Hospital Sírio Libanês, Luciana Janot, o esporte é considerado completo por possibilitar movimentos constantes e cadenciados, que ajudam a deixar os músculos mais fortes e flexíveis. “Pelo fato de haver demanda de diversos grupos musculares, de membros superiores e inferiores durante a realização dos movimentos na água, o corpo inteiro é beneficiado”, diz.
Mais: Férias e alimentação: é difícil comer bem em viagem?
A flexibilidade da musculatura do abdômen também está entre as vantagens de ser adepto ao esporte. Durante a natação, o movimento possibilita a estabilização do corpo na piscina, aumentando a expansão da capacidade cardiorrespiratória, além de estar relacionada com a redução do estresse. Mas não é isso.
Com a ajuda da especialista, Coração e Vida selecionou 7 motivos pelos quais vale a pena investir no esporte.
Confira:
1- Previne doenças cardiovasculares
Os movimentos corporais associados ao trabalho respiratório na água fortalecem a musculatura cardíaca. Isso aumenta a capacidade do coração de bombear sangue pelo corpo e elimina a gordura ao redor do órgão – o que previne infarto e outras doenças.
2- Fortalece a musculatura do sistema respiratório
A natação fortalece a musculatura torácica. Com isso, os pulmões se expandem em elasticidade e volume, ampliando assim a capacidade de absorver oxigênio.
3- Estimula a perda de peso
Na água fria, além do gasto de energia para a realização dos exercícios, há também o gasto de energia para manter a temperatura do corpo.
4- Fortalece as articulações
O esporte exercita os músculos do corpo todo, e estes, por sua vez, protegem com mais eficácia os tendões e os ligamentos. Por isso, é recomendada para a terceira idade e pessoas que sofrem de doenças como artrite reumatoide.
5-Melhora a circulação sanguínea
O trabalho dos músculos facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos e células, melhorando a saúde de forma geral.
6- Reduz o estresse.
Além de liberar endorfinas como qualquer outra atividade física, especialistas relacionam o som da respiração, em conjunto com o som dos movimentos realizados na água a efeito de relaxamento; o que reduz o estresse.
7- Reduz sintomas de asma
A umidade do ar combinada ao exercício de respiração realizado pela boca durante a prática do esporte, a longo prazo, pode ajudar a melhorar ou até a curar a condição.
Mais:
Hipertensos: exercícios físicos trazem mais benefícios quando praticados ao final do dia
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo