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Academia com alegria e sem estresse

Confira alguns macetes para tornar o exercício físico e a musculação mais agradáveis (e não deixar bater aquela preguiça)

20.06.2018 | por - Equipe Coração e Vida

Quem nunca teve preguiça de ir à academia de ginástica que atire a primeira pedra. Com o dia a dia cada vez mais agitado, o treino acaba ficando nos últimos lugares da lista de prioridades da semana. Mas e quando a pessoa tem verdadeiro ódio dessa atividade?

Os motivos da raiva podem ser vários: do ambiente da academia, da intensidade do treino, do tipo de exercícios feitos, do horário em que frequenta o local, do(a) instrutor(a) que auxilia a prática e alguns outros. Por vezes, o ódio à academia de ginástica fica tão evidente que os professores do estabelecimento conseguem notar rápido a pessoa que detesta tudo aquilo.

“É muito nítido, já nas primeiras aulas, quando o aluno não gosta de atividade física. Você percebe que ele está desanimado, calado, evita conversar e não demonstra qualquer prazer no que está fazendo”, conta o educador físico e personal trainer Bruno Burque.

 

Alguns "truques", como escolher outras modalidades, horários e as roupas adequadas, podem ajuda a gostar mais da academia. Foto: Shutterstock

Alguns “truques”, como escolher outras modalidades, horários e as roupas adequadas, podem ajuda a gostar mais da academia. Foto: Shutterstock

 

Um esquema para dar certo

Mas tudo tem solução. Burque recomenda que, logo ao início das atividades, o educador físico questione o aluno a respeito do que ele gosta e do que não gosta de fazer – ou que o aluno puxe esse assunto. Nesse ponto, é preciso insistir, entender que tipo de atividade traz algum prazer.

“Às vezes, o aluno gosta de uma modalidade de luta, de um alongamento específico, de uma aula de dança – e é possível adaptar o treino na academia. Muitos falam: ‘não gosto de academia e musculação, mas gosto de jogar futebol, dançar, pular corda’. Com base nessas respostas, é possível montar exercícios e treinos diferentes”, aponta o educador, que ressalta a importância da musculação ao longo das atividades.

“Apesar de a pessoa gostar de algo específico, a musculação é sempre a base, pois fortalece as articulações e dá suporte para outras atividades. Sem a musculação como base, dificilmente será possível dedicar-se a uma atividade sem risco de lesões”, esclarece.

 

Confira algumas dicas para adaptar-se melhor à academia e deixar o ódio de lado:

 

Procure academias que ofereçam diferentes aulas (dança, luta). Assim, será mais fácil identificar as atividades que mais lhe agradam;

Escolha com calma mesmo essa academia que irá frequentar. Prefere algo perto do trabalho ou de casa? E uma academia 24 horas? Um ambiente mais sério, mais lúdico? Entenda qual sua intenção para depois aderir a um plano longo de atividade;

Seja sincero com seu professor e consigo próprio desde o início das atividades. Assim, será possível definir com mais clareza quais são os treinos adequados para você;

Varie os horários de treino. Com base nisso, perceba em qual dos períodos do dia você tem mais disposição para os exercícios;

Intercale a musculação com as aulas funcionais. Dessa forma, você não ficará preso a uma rotina ou a determinado exercício;

Mantenha um diário para anotar os resultados obtidos ao longo dos treinos. É uma maneira de perceber os ganhos e motivar-se a não desistir dos exercícios;

Na academia, procure pessoas com quem se sinta à vontade. Mas não se sinta pressionado a fazer grandes amizades durante os treinos. Se preferir treinar sozinho, não há problema nenhum;

Invista em roupas adequadas e calçados corretos. Não precisa ser aquele tênis caríssimo de última geração, mas é importante estar se sentindo amparado ao entrar em uma rotina de exercícios.

 

Texto
Thassio Borges

 

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

 

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