Açúcar é vilão no combate ao câncer?

14 de novembro - 2019
Por: Equipe Coração & Vida
LEGENDA: shutterstock
FOTO: shutterstock


Por Sofia Pilagallo

Há poucas semanas, a atriz e jornalista Ana Furtado revelou, após ter vencido um câncer de mama, que havia abolido da dieta qualquer tipo de açúcar, inclusive adoçante. O objetivo é para não alimentar células do câncer.

De fato, sabe-se que a glicose alimenta as células cancerígenas, da mesma maneira que é usada como fonte de energia para todas as outras células do organismo. Entretanto, de acordo com especialistas ouvidos por Coração & Vida, é preciso tratar o tema com ponderação.

“A célula tumoral precisa de energia para se multiplicar, e açúcar é fonte. Mas, por outro, retirar toda a ingestão de glicose, as defesas imunitárias contra o câncer ficam prejudicadas”, afirma o mastologista do Hospital Sírio-Libanês, Alfredo Barros.

Mais:
10 dicas para diminuir o consumo de açúcar e sal

O médico acredita que quem teve câncer ou quer evitar a doença, deve ter índice de massa corpórea adequado, ou seja, dentro do padrão indicado para o perfil do paciente e, claro, consumir as substância com moderação.

Mas não é só isso. Há outros fatores que devem ser levados em consideração. Para o oncologista Tulio Pfiffer, também do Hospital Sírio-Libanês, a glicose é fundamental para que haja o bom funcionamento do organismo e de diversas células, como os neurônios, que compõe o sistema nervoso. “Sem açúcar o cérebro para. Em outras palavras, pessoas com hipoglicemia perdem a consciência e desmaiam”, explica.

Por isso, como forma de proteção contra hipoglicemia, o fígado tem a capacidade de produzir açúcar, processo chamado de gliconeogênese. ” E isso acontece mesmo durante dietas com privação da substância”, explica.

Há anos, sabe-se que o consumo de açúcar em excesso está totalmente relacionado a diversas complicações no organismo a curto e longo prazo, como altos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, aumento da pressão arterial e, sobretudo, obesidade.

Logo, é sabido que o o excesso de peso pode ter ação direta no desenvolvimento do câncer, já que é um dos fatores de risco para a doença.

Mais:
Crianças: açúcar não deve ser consumido até, pelo menos, 2 anos de idade

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: