Aplicativo auxilia no controle do diabetes tipo 2

20 de dezembro - 2016
Por: Equipe Coração & Vida

O diabetes tipo 2 afeta 14 milhões de pessoas no Brasil, aproximadamente, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes. Do total, apenas 50% são diagnosticados e 73% desses pacientes não estão com a doença bem controlada.

Para quem tem a doença, caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, o seu controle é o que garante uma boa qualidade de vida e evita futuras complicações.

Quando não é feito o controle correto, o paciente pode desenvolver problema renal, má circulação do sangue –com danos para os pés e para os membros inferiores–, além de doenças nos olhos, como cataratas, retinopatia e glaucoma.

Pensando nisso, foi recentemente lançado o aplicativo para celular Glico 2, que facilita o registro desse controle, tanto para o acompanhamento do paciente como para a análise do médico durante as consultas.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

“Esse tipo de ferramenta tem se mostrado bastante útil, porque facilita que o paciente tenha um melhor controle da doença e possa compartilhar essas informações com seu médico”, explica André Vianna, coordenador do Departamento de Novas Terapias da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O aplicativo, desenvolvido pela farmacêutica Novartis, elabora relatórios de controle glicêmico, com base nos dados diários fornecidos pelo paciente, além de planilhas de evolução do tratamento, cálculo do índice de massa corporal (IMC), dicas de saúde e alerta sobre a compra dos medicamentos.

“Como o paciente acaba tendo acesso a um conteúdo compilado sobre a doença, isso o auxilia na adesão ao tratamento e estabelece um melhor relacionamento com o médico”, destaca o coordenador.

Nas visitas regulares feitas ao médico, o paciente consegue, por meio do aplicativo, mostrar as variações da taxa glicêmica ao longo do período. Isso ajuda o especialista a ter informações mais precisas do controle do paciente, auxiliando tanto na orientação como na prescrição de medicamentos.

Em casos que é preciso fazer um controle mais preciso dessas taxas, o paciente consegue ainda compartilhar os dados e relatórios com o médico, auxiliando no monitoramento e na gestão diária das medições de glicemia e beneficiando a qualidade de vida dos pacientes.

Para utilizar, basta que os pacientes baixem o aplicativo gratuitamente no smartphone ou tablet (Android e IOS), ou ainda façam o acesso pelo computador. Mais informações podem ser obtidas aqui.

O diabete tipo 2 é silencioso, pois não apresenta muitos sintomas, e as pessoas acabam descobrindo que têm a enfermidade apenas quando a doença já está bastante avançada, comprometendo outras funções do organismo e a qualidade de vida.

Entre suas causas estão os maus hábitos alimentares, sedentarismo, sobrepeso e obesidade. Apesar de afetar homens e mulheres, o sexo feminino tem mais propensão de desenvolver a doença.

Para seu controle, é importante que os pacientes façam uma espécie de diário com o registro dos testes de glicemia, além de acompanhamento médico.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: