Coração e Vida | Aplicativos auxiliam no combate ao fumo. Descubra

Aplicativos auxiliam no combate ao fumo. Descubra:

Veja como a tecnologia pode ser excelente aliada contra o vício

31.05.2019 | por Equipe Coração e Vida
Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A tecnologia existe para facilitar a vida, e os aplicativos para tornas as tarefas do dia a dia ainda mais práticas. O que nem todo mundo sabe é que já há diversas opções de apps para quem deseja parar de fumar. Coração e Vida selecionou alguns.
Confira:

Kwit (IOS e Windows Phone)
Kwit foi concebido e realizado na base do gaming, ou seja, o funcionamento é similar ao de um jogo: desafios e recompensas. O usuário tem de subir de nível até se tornar um Kwitter Final, por exemplo. O app também fornece estatísticas úteis, como o tempo que já passou desde que o usuário deixou de fumar, o dinheiro que poupou e o número de cigarros que não fumou.

QuitNow! (Android, IOS e Windows fone)
O aplicativo contabiliza o tempo que o usuário está sem fumar, o número de cigarros evitados, e o dinheiro e o tempo recuperados. Tudo isso pode ser compartilhado na rede do app. O QuitNow! também fornece indicadores baseados na Organização Mundial da Saúde (OMS), e da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o processo de melhora da saúde. Conforme o usuário aumenta o tempo sem fumar, uma lista de conquistas são desbloqueadas. É bastante interessante.

Mais:
Dia Mundial Sem Tabaco: saiba como o tratamento contra o vício pode ser ainda mais eficaz


Meu último cigarro (IOS)
O Meu último cigarro é um aplicativo que se baseia nos hábitos diários dos usuários. Basta inserir a frequência ou hábito sobre o vício, juntamente com dados pessoais, que ele calcula o aumento esperado na expectativa de vida, melhorias no sistema circulatório e na função pulmonar. O dinheiro economizado com o fim do vício também é contabilizado e mostrado. 

Zero Cigarro (IOS e Androide)
Baseado em evidências científicas relacionadas à eficácia do envio de mensagens motivacionais durante o tratamento de combate ao tabagismo, o Programa Zero Cigarro foi criado por médicos especialistas em dependência química. O aplicativo oferece dois programas: um para quem quer parar de fumar, e outro para pessoas que desejam ajudar alguém próximo a parar de fumar. Também apresenta estatísticas que incluem número de dias longe do cigarro, e dinheiroeconomizado.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.